[OAB-BA realiza evento de valorização dos professores e ensino jurídico]

OAB-BA realiza evento de valorização dos professores e ensino jurídico

O seminário ocorreu entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro

Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a OAB-BA realizou o seminário “Pensando a carreira docente; qualificação, autonomia e valorização”, uma iniciativa das comissões de Apoio aos Professores, Advogados Associados e Educação Jurídica, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).

O evento contou com a participação dos palestrantes Iran Furtado, Guilherme Marback, Érica Rios, Denise Lemos, Raquel Nery, Cínzia Barreto, Vander Costa e teve o objetivo de debater temas que interessam aos professores em meio ao contexto de crise do ensino jurídico. Durante o seminário, aconteceu o lançamento do prêmio Professores Agentes Transformadores, primeira iniciativa dessa natureza promovida pela OAB-BA.

De acordo com a presidente da Comissão de Apoio aos Professores, Joana Rodrigues, o objetivo da Seccional com o evento foi lançar um olhar para a classe docente, que geralmente fica esquecida nas discussões sobre educação jurídica. "Esquecemos que o professor é um partícipe importante nesse processo, e a OAB da Bahia está se abrindo para os anseios dessa classe tão importante para toda a sociedade", frisou.

Cínzia Barreto, presidente da Comissão de Educação Jurídica, destacou que é importante os elos que compõem a OAB estarem cada vez mais próximas das instituições de ensino e dos professores, profissionais que ela considera fundamentais para a nossa formação humana. "A minha contribuição é dedicada àqueles que acreditam na formação humana e no professor como ferramenta fundamental para fazer a diferença nesse trabalho".

Segundo Vander Costa, presidente da Comissão de Advogados Associados, o evento reafirmou o compromisso da OAB com o ensino jurídico de qualidade e com a carreira docente. "Atravessamos um momento de desvalorização da educação e ataque aos professores pelos poderes instituídos. A OAB, guardiã dos direitos fundamentais, dentre eles a educação, protagoniza o debate e a defesa deste pilar  tão caro ao exercício da cidadania e desenvolvimento da sociedade", frisou.

O secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, ressaltou a importância da Ordem debater um tema tão importante para a advocacia, sobretudo nesse momento atual onde a cada dia surgem novas vagas em cursos de Direito. "Quero aqui parabenizar as comissões envolvidas na organização do evento e dizer que vocês podem contar com o apoio da Diretoria da OAB-BA para dar segmento a essa pauta", frisou.

Para a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, o seminário expressa a responsabilidade da Ordem em atuar na defesa da classe e na preparação dos futuros profissionais do Direito. "Esse evento vai ao encontro do que nós estamos buscando fazer que é refletir, discutir, propor e atuar de forma concreta no sentido de estarmos mais próximos das faculdades".

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA