Notícias

“OAB-BA segue no enfrentamento”, diz Luiz Viana sobre fechamento de comarcas

A desativação de cerca de 41 comarcas baianas pelo Tribunal de Justiça da Bahia voltou a ser tema do discurso do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, que participou das cerimônias de entrega de carteira a 96 advogados, na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade. Segundo Viana, desde que soube do fechamento das unidades, a seccional tem atuado no enfrentamento, tentando minimizar os efeitos da medida para advogados e sociedade.

“Sabemos que o tribunal já tem feito o possível para reduzir os danos, mas nós da OAB, que nem temos que fazer isso, porque nossa função principal é defender as prerrogativas dos advogados, estamos encampando uma verdadeira luta contra a medida, com uma série de reuniões com o TJ. Eles já baixaram o número, que, antes, era de 101 das 240 comarcas baianas. Mas ainda é muito pouco. Por isso vamos seguir na luta”, disse.

Ainda na cerimônia, o orador Luiz Vinícius falou sobre três dos valores que considera essenciais à profissão. “A defesa, a liberdade e a democracia são os trilhos e locomotiva que norteiam nossa atividade. Não há ambiente propício para a advocacia onde persistam embargos à defesa, onde a restrição à liberdade seja regra e onde a democracia seja mera formalidade”, disse.

Além de Viana e Vinícius, participaram da solenidade o secretário-geral ajunto da OAB-BA, Pedro Nizan Gurgel, os conselheiros Adilson Affonso de Castro, Marcos Sampaio, Vanessa Lopes e Jorge Lima, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, o membro da OAB Jovem João Ferreira, a delegada da Polícia Civil Rosalva Roussen e a advogada Eduarda Campos.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)