[OAB Jovem tem mais de 40 mil visualizações e 11 mil inscritos em eventos virtuais em 2020]

Os números fazem parte do balanço de gestão apresentado à jovem advocacia nesta terça

Mais de 40 mil visualizações e quase 11 mil inscritos em 117 palestras e aulas transmitidas pela internet este ano. Esses foram alguns dos números apresentados pela OAB Jovem em sua última sessão, realizada virtualmente pela plataforma Zoom, na noite desta terça-feira (15).

Com a participação dos presidentes jovens de subseção, o encontro teve como pauta o balanço de gestão de 2020 e contou com a presença do presidente da seccional, Fabrício Castro, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do diretor da Caixa dos Advogados René Viana e de toda a diretoria da OAB Jovem, sob a presidência de Sarah Barros.

Segundo Sarah, a OAB Jovem conseguiu se reinventar diante do isolamento social do coronavírus. "Nos adaptamos e usamos a internet como nossa principal aliada. Não foi fácil, investimos bastante na modalidade on-line, e os resultados não poderiam ser melhores. Conseguimos manter a jovem advocacia informada, capacitada e produtiva", explicou.

Fabrício parabenizou a OAB Jovem por fazer da dificuldade uma oportunidade. "Sarah e sua diretoria não esmoreceram frente às dificuldades e aproveitaram os obstáculos para capacitar os advogados em início de carreira, mobilizando toda a classe, principalmente a do interior", destacou.

Hermes disse que a OAB Jovem concluiu mais um ano de muito trabalho. "Fico feliz que esse projeto esteja cada vez mais sólido e que tenhamos uma advocacia jovem atuante e com capacidade de realizar muitas transformações".

O diretor de Planejamento da OAB Jovem, Mailson Conceição, destacou que, mesmo diante das adversidades, a OAB Jovem conseguiu dar continuidade às atividades por meio das plataformas on-line, alcançando um número maior de advogados e advogadas não só da Bahia, mas de todo o Brasil. "Conseguimos alcançar números expressivos, superando todas as nossas expectativas", disse.

I Congresso On-line da Jovem Advocacia Baiana

Das mais de 40 mil visualizações na internet em 2020, mais da metade foi de palestras transmitidas pelo YouTube, 21 mil no total, e a outra metade de eventos pelo Instagram (20 mil). Entre as inscrições, 6.613 foram realizadas em cursos e 4.988 em eventos.

O maior desses eventos foi o I Congresso On-line da Jovem Advocacia Baiana (21 e 22 de maio), que teve 3.688 inscritos e reuniu 15 mil visualizações no canal do Youtube da OAB-BA.

Com 20 painéis, 42 palestrantes e 22 horas de transmissão, o congresso se consagrou como o terceiro maior evento do Brasil. "Só perdemos para o Conselho Federal," disse o presidente Fabrício Castro.

Os cursos também tiveram números significativos. Com o objetivo de ofertar noções básicas do dia-a-dia da carreira, as aulas foram realizadas virtualmente em parceria com a Escola de Advocacia.

Entre os mais disputados, destaque para o Curso de Iniciação da Advocacia, com 3 mil inscritos e oito aulas, e o de Oratória, com 3.413 inscritos e palestrantes como o jornalista Jefferson Beltrão.

Também foram realizados cursos sobre Prática Criminal, com foco em cada fase do processo penal, e Organização de Finanças, com 200 inscritos e 400 visualizações no YouTube, além de um debate sobre Regime Jurídico Emergencial na Pandemia, que contou com 500 inscritos e mil visualizações no Youtube.

Na voz da jovem advocacia

Outros importantes projetos marcaram a atuação da OAB Jovem da internet. Com vídeos produzidos por conselheiros e presidentes jovens de subseção, o projeto “A advocacia na Voz da Jovem Advocacia” promoveu a troca de experiências entre advogados em início de carreira no Instagram da OAB Jovem.

As lives também tiveram espaço representativo este ano. Foram realizados um ciclo de 27 lives, que contou com 48 convidados e mais de 20 mil visualizações, e o projeto "Trocando Experiências", que discutiu temas nas áreas de Direito Médico e da Saúde, Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Direito Criminal e contou com mais de 800 inscritos no canal da OAB-BA no YouTube.

A OAB Jovem promoveu, ainda, grupos de estudo com o intuito de incentivar a difusão de conhecimento e o desenvolvimento acadêmico da jovem advocacia, e reuniões com os presidentes jovens de subseção, para ouvir as demandas da classe, sobretudo as do advogado do interior.