Notícias

[OAB na TV debate conflitos familiares durante a pandemia]

OAB na TV debate conflitos familiares durante a pandemia

O programa recebeu a presidente da Comissão de Direito da Família, Lara Soares

O OAB na TV desta quarta-feira (28) recebeu a presidente da Comissão de Direito da Família, Lara Soares, que falou a respeito dos conflitos familiares durante a pandemia do novo coronavírus. O OAB na TV é apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia. 

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA. 

A advogada esclareceu dúvidas comuns àqueles que estão enfrentando problemas voltados para o Direito de Família, como a divisão de bens e guarda compartilhada, e destacou que nesse momento extraordinário de pandemia aumentou significativamente o número de conflitos decorrentes do excesso de convivência.

"O fato das pessoas estarem passando um período maior juntas acaba gerando mais desentendimento. Percebemos um aumento na preocupação de como fazer planejamento sucessório, inclusive o Google publicou que há mais buscas em relação a isso, além de um aumento de divórcios", disse. 

De acordo com Lara Soares, essa relação conflituosa entre os casais termina reverberando nas questões que envolvem a guarda e a convivência com os filhos. Ela ressalta que nessa sociedade em que as famílias, inevitavelmente, terminam sendo reorganizadas a palavra de ordem é respeito, sobretudo para preservar as crianças.

"O Direito de Família é uma área de atuação atinge o sujeito de modo muito íntimo. Esse é um assunto que nos desafia, por isso precisamos olhar para essa organização familiar de uma maneira mais sensível, porque os grandes prejudicados são os filhos, que são também aquelas pessoas que os pais querem proteger", afirmou.