Notícias

[Presidente da OAB-BA conclama advocacia à luta em aniversário de Ruy Barbosa]

Presidente da OAB-BA conclama advocacia à luta em aniversário de Ruy Barbosa

Discurso foi feito durante cerimônia de entrega de carteira a novos advogados e advogadas na manhã desta terça (05)

No dia de celebração dos 170 anos do jurista Ruy Barbosa e 70 anos do tribunal que leva seu nome, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, fez um discurso sobre luta em solenidade de entrega de carteira a novos advogados e advogadas. Realizada na manhã terça-feira (05/11), a cerimônia aconteceu na sede da seccional e contou com a presença de diretores, conselheiros e parentes dos advogados.

Ao destacar Ruy Barbosa como "o maior republicano da história do Brasil e uma referência de valores e luta", Fabrício sugeriu à advocacia inspirar-se no exemplo do jurista e se mobilizar contra as adversidades do judiciário.

"Não podemos ceder às dificuldades. Tem sido muito difícil advogar na Bahia. Temos um dos piores primeiro grau do Brasil, com deficit de 300 juízes e servidores, segundo o próprio CNJ, e mais comarcas sendo fechadas. Por isso precisamos nos unir para combater essa luta diariamente. A OAB tem feito isso, mas precisa da ajuda de vocês", conclamou.

Ainda em seu discurso, Fabrício destacou a importância da data escolhida pela OAB-BA para lançar seus cursos on-line. "A nossa Escola de Advocacia atinge, a partir de hoje, um patamar diferenciado com cursos virtuais que qualificarão e aproximarão a classe da entidade. É a OAB-BA se modernizando e investindo em tecnologia", ressaltou.

Também na solenidade, o vice-presidente da OAB de Feira de Santana, Raphael Pitombo, destacou a ética como o valor mais importante para a advocacia. "A ética profissional com o colega, com os atores do Judiciário e, principalmente, com o cliente de vocês, aquele cidadão que lhe vai confiar questões determinantes no desenrolar da sua vida", disse.

Representando a Caixa dos Advogados (CAAB), o secretário-geral da entidade, Milton Jordão, disse que a Caixa é a “dimensão humana da Ordem”. "Nós vemos o advogado e advogada na sua perspectiva de pai, filho, marido e esposa, tentando proporcionar-lhes uma outra experiência, até por conta das batalhas que travam diariamente na profissão", pontuou.

Defesa de valores
 
Mais cedo, uma outra solenidade de entrega de carteiras foi realizada na seccional. A cerimônia foi conduzida pela vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia, que destacou o papel do advogado no cenário atual. "Ser advogado é defender princípios e valores, defender nosso Estado Democrático de Direito e defender, antes de tudo, a dignidade da pessoa humana, independentemente de convicções político-partidárias", disse. 

A solenidade também contou com o discurso da oradora Lívia Vital, que destacou a entrega da carteira como início do processo de capacitação. "O estudo não acabou com a carteira. Talvez comece, agora, a parte mais difícil. Por isso, sejam estudiosos e dedicados. Procurem as especializações e os mestrados e nunca desistam da capacitação", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA