[Presidente da OAB-BA faz balanço de gestão e fala sobre expectativas para 2021]

Presidente da OAB-BA faz balanço de gestão e fala sobre expectativas para 2021

Fabrício Castro participou do OAB no Rádio desta quarta (16)

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, foi o entrevistado do programa OAB no Rádio desta quarta-feira (16). Além de fazer um balanço das ações da seccional em 2020, o presidente falou sobre suas expectativas para o ano que vem.

Realizado em parceria da Ordem com a Rádio ALBA, o OAB no Rádio é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA, no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 10h.

Fabrício reconheceu o momento difícil enfrentado pela advocacia em 2020 e destacou as primeiras medidas tomadas pela seccional diante da pandemia.

"Em um primeiro momento, focamos na questão dos alvarás e negociamos com Caixa e Banco do Brasil, para que o advogado pudesse receber o dinheiro. Depois, tentamos resolver a questão do atendimento dos magistrados e conseguimos que todos os tribunais publicassem resolução. Infelizmente, alguns ainda não a cumprem", explicou.

Também importante para a advocacia em 2020, o OAB Digital, programa que começou a ser implantado pela seccional antes da pandemia, foi citado pelo presidente como um dos legados desta gestão.

"Parece que a gente estava adivinhando as adversidades que vinham pela frente. O OAB Digital já é uma realidade na OAB-BA. Ele vai facilitar a vida de toda a advocacia, que poderá fazer seus requerimentos sem sair de casa ou do escritório. É um ganho extraordinário de eficiência", observou.

O presidente falou, ainda, que o avanço tecnológico é um processo irreversível na OAB-BA e destacou o empenho da seccional em fornecer ferramentas on-line para acesso à informação na pandemia.

"Antes do isolamento, já tínhamos o ESA Digital, mas tornamos as aulas gratuitas na pandemia. Também promovemos, por meio da diretora Marilda Sampaio, cursos de capacitação on-line para nossos colaboradores e realizamos eventos históricos, com mais de 12 mil visualizações na internet, só perdendo para o Conselho Federal", pontuou.

Aprovação antecipada de contas

Outro ponto abordado pelo presidente foi a aprovação com louvor das contas da seccional de 2019 pelo Conselho Federal da Ordem. Segundo Fabrício, a OAB-BA foi a única de todo o Sistema OAB a ter já aprovadas as contas da atual gestão.

"Sempre tivemos muito cuidado não só com os gastos, mas com a transparência das nossas contas, principalmente no atual momento de dificuldade. Temos uma inadimplência grande, que foi agravada pela crise econômica este ano, mas conseguimos superar os obstáculos e honrar nossos compromissos", falou.

Fabrício destacou, também, que, além das contas, a OAB-BA foi pioneira em outra importante medida: na prorrogação das anuidades durante a pandemia. "Não só prorrogamos as anuidades por três meses, como decidimos manter os valores de 2021 iguais aos de 2020", disse.

A advocacia jovem também teve em pauta.  Segundo o presidente, a OAB Jovem “brilhou” em 2020. "Entre todas as dificuldades, a maior delas, sem dúvida, é começar a advogar na pandemia. Neste contexto, a OAB Jovem, presidida pela colega Sarah Barros, teve um papel fundamental. Ela se reciclou e teve lado a lado do jovem advogado, promovendo uma quantidade absurda de lives", disse.

Paridade de gênero e cotas raciais

Em relação às duais mais recentes conquistas da advocacia - paridade de gênero e cotas para a advocacia negra em cargos deliberativos da Ordem -, o presidente destacou o protagonismo da seccional em pautas importantes para a sociedade.

"A Bahia não está construindo só paredes, mas as bases para uma sociedade mais justa e igualitária, sendo protagonista em importantes causas, como a questão da paridade de gênero, que já ocorre aqui. Hoje, a partir das 16h, vamos anunciar os vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, que tem como tema democracia e imprensa livre, uns dos principais temas sociais na atualidade", pontuou.

A entrevista foi encerrada com mensagem de esperança do presidente. "Enfrentamos um ano muito difícil, mas acredito que a tempestade já vai passar e vai chegar a hora de resgatarmos nossa liberdade. Tenho certeza que 2021 será um ano fundamental para toda a sociedade", concluiu.