Notícias

[Presidente da OAB-ES destaca Sistema de Prerrogativas da Seccional Bahia]

Presidente da OAB-ES destaca Sistema de Prerrogativas da Seccional Bahia

José Carlos Rizk Filho realizou, nesta segunda-feira, uma visita de cortesia à OAB-BA

O presidente da OAB do Espírito Santo José Carlos Rizk Filho, acompanhado do conselheiro seccional Alencar Ferrugini Macedo, realizaram uma visita, nesta segunda-feira (22), à sede da Seccional baiana, onde foram recebidos pelo presidente Fabrício Castro. O encontro teve por objetivo trocar experiências e fortalecer o diálogo entre as instituições.

"A gente tem esse hábito de visitar os estados e estabelecer um diálogo com os presidentes e diretores das outras Seccionais. Fabrício é uma referência para todos nós que estamos no Sistema e essa troca de experiências é muito importante para que a gente possa promover a  OAB", afirmou Rizk.

Dentre as ações desenvolvidas pela OAB da Bahia, o presidente do Espírito Santo ressaltou o trabalho de defesa das prerrogativas da classe. "A OAB da Bahia nos dá uma aula em relação a isso, seja pelo seu quadro de voluntários bastante desenvolvido, seja pela Procuradoria de Prerrogativas que é muito competente", disse.

Com cerca de 24 mil profissionais ativos, a Seccional do Espírito Santo vem enfrentando problemas semelhantes aos atravessados pela advocacia baiana. Rizk conta que durante a pandemia o Tribunal de Justiça fechou 27 fóruns no estado e a medida só foi revertida após a OAB-ES recorrer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Estamos vivenciando essa luta que é tão importante para dar acesso às partes e advogados ao Judiciário", disse.

Além disso, problemas de atendimento também têm sido uma constante lá no Espírito Santo. "Muitas autoridades estão se aproveitando do momento para não permitir acesso à advocacia. Diuturnamente presenciamos experiências ruins, seja por autoridades que não querem tratar bem os advogados, ou que estão aproveitando o momento para não permitir esse acesso", frisou.

O presidente da OAB da Bahia agradeceu a visita do colega e destacou que essa aproximação é fundamental para a valorização da advocacia. "Precisamos fortalecer esse diálogo e pra nós da OAB da Bahia é uma honra receber o Dr. José Carlos Rizk na nossa sede e poder trocar essas experiências", afirmou Fabrício.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA