Salvador sediou 1º Simpósio Avançado sobre o Novo CPC

O 1º Simpósio Avançado sobre o Novo Código de Processo Civil foi realizado, na última sexta e sábado (25 e 26/09), no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara. Com coordenação científica do conselheiro federal da OAB pela Bahia Fredie Didier Jr, revisor do projeto do novo CPC na Câmara Federal, o evento teve como patrono o presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, que esteve presente à mesa de abertura do encontro.  Outros importantes juristas da área participaram do simpósio, apresentando trabalhos sobre os novos rumos e mudanças na lei. Entre eles, Antônio Adonias, secretário-geral adjunto da OAB-BA, Eduardo Talamini (PR), Daniel Amorim Assumpção Neves (SP), Leonardo Carneiro da Cunha (PE), Antônio do Passo Cabral (RJ), Nelson Nery Jr. (SP), Hermes Zaneti Jr. (RS), Dierle Nunes (MG), Luiz Henrique Volpe Camargo (MS), Heitor Sica (SP), Rodrigo da Cunha Lima Freire (RN) e Paula Sarno (BA). “A OAB-BA vem preparando a classe com eventos periódicos, no intuito de apresentar aos profissionais de direito aspectos fundamentais do novo CPC, um código que transforma o processo no Brasil. E esta foi mais uma etapa deste movimento”, explicou Didier. Para Adonias, o novo CPC mudará a relação entre os atores do processo: “O código vai entrar em vigor em março de 2016 e trará uma série de garantias, no que diz respeito à cooperação, com maior interação entre os advogados, o juiz e o MP, propiciando a atuação mais veemente da classe no processo. Além disso, ele também traz um capítulo próprio sobre honorários advocatícios e permite o negócio processual”, explicou. Com discurso semelhante, Luiz Viana afirmou que o código trará grandes avanços não apenas para o processualista civil, mas para a advocacia: “Do ponto de vista sistêmico, ele representa uma quebra de paradigmas em relação à participação dos atores do processo civil, deslocando o papel de soberania do juiz e trazendo os advogados para uma participação mais efetiva”, concluiu.  Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)