[

"Vamos mostrar ao Brasil que a OAB Jovem é vista, lembrada e reconhecida", disse Sarah Barros

Entre os dias 16 e 18 de setembro, a Bahia sediará o Encontro Nacional da Jovem Advocacia

A OAB Jovem realizou na noite da última quarta-feira (5), no auditório da ESA, a primeira sessão do ano do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA). Além da Diretoria do CCJA, a sessão contou com as participações da vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, do tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, e do diretor da CAAB René Viana.

No encontro foram debatidos temas de grande importância para a profissão, como a atuação das Startups e Legaltechs, além da realização do Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), que pela primeira vez na história será realizado na Bahia. O 19º ENJA acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro, no recém-inaugurado Centro de Convenções de Salvador.

De acordo com a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, será uma honra para o Conselho Consultivo receber colegas do Brasil inteiro. Ela reforçou que o fato da Bahia ter sido escolhida para sediar o Encontro demonstra o reconhecimento ao trabalho que a Jovem Advocacia vem fazendo. "Vamos mostrar ao Brasil que a OAB Jovem da Bahia é vista, lembrada e reconhecida", disse.

Ainda segundo a presidente do CCJA, esta será uma grande oportunidade para apresentar ao país um pouco do trabalho desenvolvido pelos jovens advogados e advogadas na Seccional baiana e a relação de confiança que existe entre a Diretoria da OAB-BA e a Diretoria Jovem. "Vamos trazer um pouco dos projetos que são feitos e o quanto somos valorizados pelo presidente Fabrício Castro e toda a Diretoria".

Reconhecimento e trabalho
A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Conselho Jovem, sob a liderança de Sarah Barros, no sentido de valorizar a classe. "É um orgulho ver o crescimento, o amadurecimento e a segurança de Sarah na condução deste Conselho. E é uma alegria ver este auditório lotado".

Hermes Hilarião ressaltou que 2020 será um ano de muitas realizações e conquistas. "A jovem advocacia vem mostrando cada vez mais a sua capacidade de realizar eventos, debater projetos e eu fico muito feliz de perceber que o Conselho está ainda mais forte e com cada vez mais representatividade".

Representando a jovem advocacia do interior, o presidente do CCJA de Feira de Santana, Pedro Mascarenhas, afirmou que a sessão mais uma vez mostrou a força da OAB Jovem no debate das grandes questões que atingem a advocacia. "Nós temos grandes projetos, temos um ano promissor pela frente, especialmente no mês de setembro, com o Encontro Nacional da Jovem Advocacia".

Startups e Legaltechs
Em virtude da preocupação com o exercício da profissão, a primeira sessão do CCJA debateu a atuação das Startups e Legaltechs que, segundo a presidente Sarah Barros, agem de uma maneira indevida no que diz respeito à captação de clientes e publicidade. "Elas vêm tirando mercado principalmente da Jovem Advocacia", pontuou.

Para reverter esse quadro e entender melhor o contexto geral, o Conselho Consultivo, com o apoio da Diretoria da OAB-BA, está se debruçando sobre o caso. "Vamos fazer um estudo específico para entender como essas empresas funcionam e como a OAB pode agir nisso. Até março iremos apresentar", concluiu Sarah Barros.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA