INSS Digital
O INSS Digital é uma plataforma de uso exclusivo da advocacia com o objetivo de operacionalização dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na modalidade do atendimento a distância. Surgiu de um acordo de cooperação técnica entre a OAB Bahia e o INSS.
Por meio do INSS Digital, é possível requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de maneira on-line, sem a necessidade de agendamento prévio.
Para se cadastrar no INSS digital é necessário:
1) Estar adimplente com as anuidades devidas à OAB-BA, uma exigência do próprio INSS.
2) Fazer o download do Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo (TCMS) e Ciência de Responsabilidades, preencher completamente o termo, assinar, escanear o termo preenchido e assinado e enviar a cópia digitalizada para o e-mail cadastroinssdigital@oab-ba.org.br, juntamente com uma cópia digitalizada de sua carteira da OAB;
- Para baixar o TCMS, clique aqui.
- Termo de Representação e Autorização (Cliente) clique aqui.
- Manual de Utilização do SAG Entidade Conveniada clique aqui.
Obs.:
a) O e-mail informado no TCMS tem que ser exclusivo do advogado, pois não é permitido cadastrar mais de um inscrito com o mesmo e-mail.
b) Advogados que já possuem acesso ao sistema por meio de outra entidade, como por exemplo, sindicatos, deverão tratar diretamente com o INSS e a entidade já cadastrada.
3) Após o cadastramento, o sistema do INSS enviará para o e-mail do advogado uma senha provisória, com prazo de 24h para alterá-la no primeiro acesso. Cuidado! Caso digite três vezes a senha incorreta, o acesso será bloqueado. Fique atento ao e-mail do INSS
a) Após efetuar a alteração da senha é necessário fechar a página onde trocou a senha.
b) Acessar a página: https://atendimento.inss.gov.br/, informar o CPF (sem pontuação) e a nova senha cadastrada.
Em caso de dúvida sobre o cadastramento ou bloqueio de senha, envie e-mail para cadastroinssdigital@oab-ba.org.br
Guichê Virtual: Atendimento mais moderno e prático para a advocacia baiana
O Guichê Virtual INSS–OAB já está em funcionamento e garante à advocacia atendimento remoto exclusivo junto ao INSS. A iniciativa moderniza o serviço, tornando o acesso mais ágil, sem filas e sem deslocamentos, com a mesma eficiência do atendimento presencial.
Graças ao Guichê Virtual, a advocacia passa a contar com atendimento on-line às segundas e quartas-feiras, das 8 às 14h, mediante agendamento prévio no Portal de Atendimento (PAT), utilizando o login já cadastrado no Gerid. Cada pessoa tem direito a quatro agendamentos por dia. O atendimento é realizado pela plataforma Microsoft Teams, e o link de acesso é enviado automaticamente ao e-mail informado no momento do agendamento.
O atendimento presencial permanece disponível às terças e quintas-feiras, das 8 às 14h, no Posto Avançado do INSS, localizado no 8º andar do Edifício Big, na Praça da Inglaterra, no Comércio. Às sextas-feiras, a advocacia pode optar entre o atendimento virtual ou presencial, no Posto Avançado do INSS, conforme sua conveniência.
Veja como fazer agendamento pelo Guichê Virtual:
- Primeiro passo é acessar o Gerid.
- Na página do Gerid, aperte “Novo Requerimento”.
- Digite o serviço "Agendamento Guichê Virtual OAB".
- Insira os dados do cliente.
- Insira os dados do advogado.
- Anexe os documentos solicitados: OAB do advogado, procuração e documento de identificação do segurado.
- Coloque o CEP do escritório do advogado.
- Na relação de agências, selecione “Agência Salvador Periperi”. (Por enquanto, na fase de teste, só esta está liberada para agendamento).
- Escolha dia e horário para o agendamento.
- Confira a marcação do agendamento com a data e hora escolhidas e declare que leu e concorda com as informações para gerar o comprovante final.
Posto Avançado de Atendimento
O agendamento no Posto Avançado de Atendimento segue sendo feito pelo link agendamentoinss.oab-ba.org.br.
Demandas que podem ser atendidas no Posto Avançado de Atendimento:
- Senha do Meu INSS do Cliente
- Cumprimento de Exigência
- Dados, laudos médicos, extratos e informações de serviços e benefícios
Documentos necessários para o atendimento:
- Cartão de Identidade do Advogado
- Procuração constando o poder específico de representar o cliente junto ao INSS, incluindo o serviço a ser realizado durante o atendimento
- Cópia do documento de identificação do segurado
Obs: Só será aceito um atendimento presencial por agendamento, podendo marcar até quatro agendamentos por dia.
Só serão atendidos aqueles que tiverem realizado o agendamento.
A OAB-BA segue avançando para oferecer uma advocacia mais moderna, conectada e eficiente.
Mais informações: (71) 98793-2331
