Abertura da II Conferência da Mulher Advogada é marcada por homenagens

Belo Horizonte – A solenidade oficial de abertura da II Conferência Nacional da Mulher Advogada foi marcada por diversas homenagens. Foram agraciadas com uma placa todas as mulheres que já compuseram a diretoria da OAB Nacional: Marina Beatriz Silveira de Magalhães (triênio 1995/1998), Cléa Anna Maria Carpi da Rocha (triênio 2007/2010) e Márcia Regina Approbato Machado Melaré (triênio 2010/2013).

Também foi prestada homenagem à primeira presidente eleita de uma seccional da Ordem, coincidentemente na OAB-MG. Trata-se de Zelith Andrade Carneiro, que dirigiu a entidade nos anos de 1981 e 1982.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, destacou a trajetória das homenageadas e disse que é necessário e imperativo que a advocacia feminina seja respeitada. “Estamos em tempos de mudanças e a principal delas tem de ser a que garanta a igualdade. Não é possível que o gênero seja o aspecto diferencial e não a capacitação, a inteligência, a dedicação e a vontade”, apontou.

O presidente da OAB-MG, Antonio Fabrício Gonçalves, agradeceu à diretoria nacional da OAB pela oportunidade de Minas Gerais poder sediar a conferência exatamente no Ano da Mulher Advogada. “Fazendo justiça, informo que assinei uma portaria para que, nos dias da Conferência, a presidência da OAB Minas Gerais fique a cargo da grande entusiasta disso tudo, que é a minha querida vice Helena Delamônica. Não existe outro caminho para a igualdade que não seja o da mobilização”, disse. Ele lembrou ainda a promulgação da lei que concede às mulheres advogadas grávidas o direito de obter suspensão dos prazos.

Helena Delamônica, vice-presidente da seccional mineira, destacou a grande alegria em participar do momento. “Há, sim, muitas adversidades envolvidas. É final de mês, é final de ano, é época de chuva em Belo Horizonte. Mas nada disso afastou o brilho de nosso evento. Parafraseando a ministra Cármen Lúcia, devemos trabalhar com o que é possível, não com o que é ideal. Vamos adiante, o trabalho nos espera”, cravou.

“Precisamos ouvir o outro”, continuou Delamônica. “Sim, ter mais tolerância, mais comunhão, ouvir muito mais do que falar. É o que buscamos fazer hoje em Minas Gerais. A realidade é difícil e isso requer ainda mais a atuação firme da OAB, pelas prerrogativas, para manter nossa posição altaneira. Quando temos vários pontos de vista, a construção é muito mais rica. Cada uma de vocês é responsável direta pela construção de uma advocacia e uma sociedade melhores”, apontou.

Helena Delamônica sugeriu ao presidente Claudio Lamachia o nome da decana do Conselho Federal da OAB, conselheira Cléa Carpi (RS), para ser agraciada com a Medalha Ruy Barbosa, a maior comenda da advocacia brasileira. “É uma pessoa com uma das mais belas histórias de construção dentro da OAB”, disse.

Inclusão

O vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, conduziu a entrega do Troféu + Mulheres na OAB, criado para a II Conferência Nacional da Mulher Advogada em reconhecimento à isonomia, liberdade, força e independência das profissionais. Ele foi entregue a personalidades jurídicas que colaboraram neste propósito.

Foram agraciados com o troféu: Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB; Luís Cláudio Chaves, vice-presidente; Antonio Oneildo Ferreira, diretor tesoureiro; Cléa Carpi da Rocha, conselheira federal decana da OAB; Fernanda Marinela, presidente da OAB de Alagoas; Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada; Helena Delamonica, vice-presidente da OAB-MG; Florany Mota, secretária da Comissão; Marcus Vinicius Furtado Coêlho, membro honorário vitalício da OAB; e Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB-DF.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, também foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, entregue pelo vereador Joel Moreira Filho, que representou a Câmara Municipal na cerimônia.

Fonte: CFOAB