Notícias

Abertura do 18º Conamat tem participação da OAB-BA

Na noite da última quarta-feira (27/04), a OAB da Bahia participou da abertura do 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), por meio da sua vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, que representou na cerimônia o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Com o tema “40 anos de Anamatra: Magistratura, Independência e Direitos Sociais”, o evento foi realizado no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, e contou com a presença de políticos, desembargadores, juízes, advogados e juristas.
“É um prestígio para os magistrados baianos recepcionar o Conamat, um congresso que discutirá temas relevantes para os direitos sociais e estruturação da carreira dos magistrados. Foi muito bom poder participar deste evento e ouvir os pontos conflituosos da carreira. A OAB está atenta a todos os interesses e discussões sobre o Judiciário, a advocacia e a sociedade”, destacou Ana Patrícia Dantas.
Realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Bahia (Amatra 5), o Conamat discutirá, entre os dias 27 a 30 de abril, no Othon Palace Hotel, em Ondina, temas vitais para a magistratura e para o Direito do Trabalho, com definição de estratégias da categoria para o futuro. 
Para o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, o evento servirá para delinear os próximos passos na área: “Chegar aos 40 anos para nós, do movimento associativo, neste cenário político atual, impõe a todos nós olhar para trás e olhar para o futuro com a perspectiva de fortalecimento de conquistas históricas, sendo este Conamat um delimitador do que fazer adiante”, destacou.
Também presente à abertura do evento, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho, destacou a crise econômica em seu discurso. Na opinião do ministro, “a Justiça do Trabalho tem um papel importante, que é o de harmonizar os conflitos trabalhistas e pacificar os conflitos sociais”, disse. 
“Nós somos especialistas em conciliação. Acredito que a Justiça do Trabalho pode colaborar para que o Brasil chegue realmente à grandeza daquilo que se espera de um país de dimensões continentais”, destacou.
Além de Ana Patrícia, Germano Siqueira e Gandra Filho, participaram da abertura do evento a presidente da Amatra 5, Rosemeire Lopes Fernandes, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Maria Adna Aguiar, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado, o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, Lourival Ferreira, a procuradora-geral adjunta do Estado, Luciane Rosa Croda, a procuradora-geral do município de Salvador, Fabiana Duarte Almeida, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Carlos Eduardo Azevedo Lima, a vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da Associação dos Magistrados Brasileiros, Maria Madalena Telesca, o presidente da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho, Hugo Melo Filho, o diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Ivan Isaac Ferreira, e o oficial de Projeto da OIT, José Ribeiro. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA