Notícias

Advogados baianos levam fé e emoção à Lavagem do Bonfim

Em ato de fé e respeito à diversidade religiosa, dezenas de advogados, diretores e conselheiros da OAB da Bahia participaram, na manhã da última quinta-feira (15/01), do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim. As festividades começaram já durante a concentração do grupo, realizada na frente do 2ª Distrito Naval, por volta das 8h. Enquanto esperavam a celebração ecumênica realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida da saída do cortejo oficial das baianas, rumo à Colina Sagrada, os advogados e demais representantes da seccional aproveitaram para agradecer as preces alcançadas durante o ano e desfrutar do momento ao lado dos amigos.
Além de entidades culturais, como os afoxés e grupos de capoeira, e dos fiéis, sempre presentes à festa, autoridades políticas da capital e do Estado também participaram da celebração. Da OA-BA, estiveram presentes o presidente, Luiz Viana, o vice, Fabrício de Castro, a secretária-geral, Ilana Campos, o ex-presidente Newton Cleide, o conselheiro federal André Godinho, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Waldir Santos, os conselheiros Fabrício Bastos, Domingo Arjones, Fábio Basílio, Daniela Borges e Cyntia Possidio, o diretor-geral da ESA, Luiz Coutinho, e os presidentes da subseção de Ipiaú, Genivaldo Santana, e de Lauro de Freitas, Soraya Franco.
Com a “Voz Constitucional do Cidadão” estampada na camisa, o cortejo da OAB-BA deu início à caminhada por volta das 9h. Entoados por hinos religiosos e clássicos da música baiana, ao som da charanga, o grupo confirmou o famoso dito popular de “quem tem fé vai a pé” e esbanjou energia nos oito quilômetros de trajeto. Nas ruas por onde passaram, os advogados não só levaram demonstrações de emoção e fé, mas levantaram importantes bandeiras da classe, como a luta por “Honorários Dignos”, pela “Defesa das Prerrogativas”, “Combate à Corrupção”, “Reforma Política e Democrática” e “Defesa das Liberdades e Direitos Humanos”.
“A Lavagem do Bonfim significa a possibilidade de nós levarmos à população de Salvador, nesta festa maravilhosa, que, ao mesmo tempo, é religiosa e cívica, as bandeiras da OAB da Bahia, porque nós entendemos que a OAB é a 'Voz Constitucional do Cidadão'”, disse Luiz Viana.
“Esta é uma das maiores manifestações culturais da Bahia. A OAB agrega-se à festa, em demonstração de respeito ao Senhor do Bonfim e à cultura da Bahia e também por entender que este é um momento de integração dos advogados, um momento em que a gente traz os nossos estandartes, as nossas lutas às ruas, e pede proteção ao Senhor do Bonfim”, completou Fabrício de Castro.
Ao final do percurso, o grupo celebrou a tão esperada chegada à Colina Sagrada, local onde tradicionalmente acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. Emoção e fé tomaram conta dos advogados, que deixaram o calor e cansaço para trás, e, novamente, agradeceram as preces alcançadas e se banharam na perfumada água de cheiro das baianas. “Ano que vem, tem mais”, concluiu Viana.