Advogados defendem honorários dignos e prerrogativas na Lavagem do Bonfim

Advogados, diretores e conselheiros da OAB da Bahia participaram, na manhã desta quinta-feira (11/01), do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, em ato de fé e respeito à diversidade religiosa. As festividades começaram já durante a concentração do grupo, realizada na frente do 2ª Distrito Naval, por volta das 7h.

Enquanto esperavam a celebração ecumênica realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida da saída do cortejo oficial das baianas rumo à Colina Sagrada, advogados e demais representantes da seccional aproveitaram para agradecer as preces alcançadas durante o ano e desfrutaram do momento ao lado dos amigos.

Além dos fiéis e de entidades culturais, como os afoxés e grupos de capoeira, autoridades políticas da capital e do estado também participaram da celebração. Entre os representantes da OAB-BA, estiveram presentes o presidente, Luiz Viana, a vice, Ana Patrícia, o secretário-geral adjunto, Carlos Medauar, a tesoureira, Daniela Borges, o conselheiro federal Fabrício de Castro, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, e o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião.

“Mais uma vez estamos aqui. O Bonfim é uma inspiração para começar o ano com muita força e axé, mas é, também, momento de agradecer. Então estamos todos nós com as nossas bandeiras, levando nossos agradecimentos e nossos pedidos ao Senhor do Bonfim”, ressaltou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

Ana Patrícia Dantas também destacou a participação da OAB-BA na festa. “A Lavagem do Bonfim significa a possibilidade de nós levarmos à população de Salvador, nesta festa maravilhosa, as bandeiras da Ordem, porque nós entendemos que a OAB é a voz constitucional do cidadão'”, disse.

Honorários e prerrogativas

Entoados por hinos religiosos e clássicos da música baiana, ao som da charanga, o cortejo da OAB-BA deu início à caminhada por volta das 8h, confirmando o famoso ditado popular “quem tem fé vai a pé” e esbanjando energia nos oito quilômetros de trajeto.

Nas ruas por onde passaram, os advogados não só levaram demonstrações de emoção e fé, mas levantaram importantes bandeiras da classe, como a luta por honorários dignos, respeito às prerrogativas e melhoria do Judiciário baiano.

“A Lavagem do Bonfim é uma grande oportunidade para a gente agradecer e também pedir proteção e mais justiça, respeito aos honorários e às prerrogativas e pedir por uma advocacia melhor. Acho que não tem oportunidade melhor do que pedir isso hoje”, pontuou o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira.

O presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião, também defendeu os interesses da classe durante a Lavagem. “Mais uma vez, a OAB marca sua presença na Lavagem do Bonfim, demonstrando que a entidade está, sem dúvidas, defendendo os honorários dignos e as nossas prerrogativas e pedindo mais justiça e melhorias para a advocacia, em respeito à sociedade baiana”, afirmou.

“As prerrogativas e os honorários, sem dúvida, são importantes bandeiras da Ordem neste evento, que reúne, hoje, toda a sociedade baiana, independente da sua crença religiosa. E estamos felizes por, irmanada com a OAB, a CAAB fazer parte deste processo, ajudando os advogados e transportando-os, mais uma vez, com completa comodidade”, complementou Luiz Coutinho.

Ao final do percurso, o grupo celebrou a tão esperada chegada à Colina Sagrada, local onde tradicionalmente acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. Emoção e fé tomaram conta dos advogados, que deixaram o calor e cansaço para trás, e, novamente, agradeceram as preces alcançadas e se banharam na perfumada água de cheiro das baianas.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)