Publicada em 11/01/2018

Advogados defendem honor√°rios dignos e prerrogativas na Lavagem do Bonfim

Pelo quinto ano consecutivo, cortejo da OAB-BA levou fé e emoção à Colina Sagrada

Advogados, diretores e conselheiros da OAB da Bahia participaram, na manhã desta quinta-feira (11/01), do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, em ato de fé e respeito à diversidade religiosa. As festividades começaram já durante a concentração do grupo, realizada na frente do 2ª Distrito Naval, por volta das 7h.

Enquanto esperavam a celebração ecumênica realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida da saída do cortejo oficial das baianas rumo à Colina Sagrada, advogados e demais representantes da seccional aproveitaram para agradecer as preces alcançadas durante o ano e desfrutaram do momento ao lado dos amigos.

Além dos fiéis e de entidades culturais, como os afoxés e grupos de capoeira, autoridades políticas da capital e do estado também participaram da celebração. Entre os representantes da OAB-BA, estiveram presentes o presidente, Luiz Viana, a vice, Ana Patrícia, o secretário-geral adjunto, Carlos Medauar, a tesoureira, Daniela Borges, o conselheiro federal Fabrício de Castro, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, e o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião.

‚ÄúMais uma vez estamos aqui. O Bonfim √© uma inspira√ß√£o para come√ßar o ano com muita for√ßa e ax√©, mas √©, tamb√©m, momento de agradecer. Ent√£o estamos todos n√≥s com as nossas bandeiras, levando nossos agradecimentos e nossos pedidos ao Senhor do Bonfim‚ÄĚ, ressaltou o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.

Ana Patr√≠cia Dantas tamb√©m destacou a participa√ß√£o da OAB-BA na festa. ‚ÄúA Lavagem do Bonfim significa a possibilidade de n√≥s levarmos √† popula√ß√£o de Salvador, nesta festa maravilhosa, as bandeiras da Ordem, porque n√≥s entendemos que a OAB √© a voz constitucional do cidad√£o'‚ÄĚ, disse.

Honor√°rios e prerrogativas

Entoados por hinos religiosos e cl√°ssicos da m√ļsica baiana, ao som da charanga, o cortejo da OAB-BA deu in√≠cio √† caminhada por volta das 8h, confirmando o famoso ditado popular ‚Äúquem tem f√© vai a p√©‚ÄĚ e esbanjando energia nos oito quil√īmetros de trajeto.

Nas ruas por onde passaram, os advogados n√£o s√≥ levaram demonstra√ß√Ķes de emo√ß√£o e f√©, mas levantaram importantes bandeiras da classe, como a luta por honor√°rios dignos, respeito √†s prerrogativas e melhoria do Judici√°rio baiano.

‚ÄúA Lavagem do Bonfim √© uma grande oportunidade para a gente agradecer e tamb√©m pedir prote√ß√£o e mais justi√ßa, respeito aos honor√°rios e √†s prerrogativas e pedir por uma advocacia melhor. Acho que n√£o tem oportunidade melhor do que pedir isso hoje‚ÄĚ, pontuou o conselheiro federal Fabr√≠cio de Castro Oliveira.

O presidente da OAB Jovem, Hermes Hilari√£o, tamb√©m defendeu os interesses da classe durante a Lavagem. ‚ÄúMais uma vez, a OAB marca sua presen√ßa na Lavagem do Bonfim, demonstrando que a entidade est√°, sem d√ļvidas, defendendo os honor√°rios dignos e as nossas prerrogativas e pedindo mais justi√ßa e melhorias para a advocacia, em respeito √† sociedade baiana‚ÄĚ, afirmou.

‚ÄúAs prerrogativas e os honor√°rios, sem d√ļvida, s√£o importantes bandeiras da Ordem neste evento, que re√ļne, hoje, toda a sociedade baiana, independente da sua cren√ßa religiosa. E estamos felizes por, irmanada com a OAB, a CAAB fazer parte deste processo, ajudando os advogados e transportando-os, mais uma vez, com completa comodidade‚ÄĚ, complementou Luiz Coutinho.

Ao final do percurso, o grupo celebrou a tão esperada chegada à Colina Sagrada, local onde tradicionalmente acontece a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. Emoção e fé tomaram conta dos advogados, que deixaram o calor e cansaço para trás, e, novamente, agradeceram as preces alcançadas e se banharam na perfumada água de cheiro das baianas.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)