Publicada em 05/03/2018

Alunos de Direito da Unijorge visitam OAB-BA

Seccional

Um grupo de estudantes do curso de Direito da Unijorge visitou a sede da OAB-BA. A visita aconteceu na tarde de sexta-feira (2) e teve como objetivo aproximar os estudantes da entidade que representa os advogados e advogadas. Os alunos foram guiados pela conselheira seccional Cinzia Barreto, que ressaltou a importância desse contato.

"Aqui eles veem onde os representantes que prestam serviço para a entidade trabalham. Eles ouviram da Secretaria de Processos Éticos Disciplinares como funciona toda a movimentação da Casa. É importante essa visita para despertar o amor pela profissão e também para eles perceberem a seriedade com a qual a OAB trata a advocacia", afirmou.

Para o estudante do 8º semestre Maurício Mascarenhas essa visita foi importante, dentre outros motivos, para estreitar o contato com as normas que regem os direitos e deveres profissionais. "Eu acredito que a postura do advogado tem que ser baseada na ética. Nós temos o Código de Ética e o Estatuto da OAB. Se eles existem, devemos respeitar e se portar de acordo com eles".

Carolina Santos, também do 8º semestre, considera que este contato com as instalações da Ordem ainda na graduação é fundamental para o futuro profissional. "Nunca tinha vindo aqui na OAB e vejo que uma pessoa que pretende ser advogada não pode se formar sem ter esse contato direto com a estrutura, até para não ter essa restrição de futuramente fazer parte dela", afirmou.  

O conselheiro federal pela OAB-BA e professor de Direito Antônio Adonias considera imprescindível esse contato dos alunos com a Ordem. "Esse tipo de atividade permite que o aluno verifique na prática aquele conhecimento teórico adquirido na sala de aula. Por outro lado, permite uma aproximação dos estudantes com a instituição irá abrigá-los quando se tornarem profissionais", disse.

Ainda de acordo com Adonias, esse também é um modo dos estudantes se sentirem parte dessa instituição. "Quando eles visitam o espaço, começam a visualizar o funcionamento do TED e demais órgãos da OAB. Isso permite que ele perceba que a Ordem está de portas abertas pra ele tanto na qualidade de estagiário da advocacia como na qualidade de futuro profissional do Direito".

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Fotos

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados