Publicada em 28/09/2018

Aula magna na ESA debate os 30 anos da Constituição Federal

Seccional

Entre os dias 26 e 27 de setembro, a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Faculdade São Salvador reuniram juristas para ministrarem a aula magna sobre os 30 anos da Constituição Federal. O evento aconteceu na ESA e foi voltado para advogados, advogadas e estudantes de Direitos.

A advogada e coach jurídica Thaíza Vitória ressaltou que a Constituição de 1988 foi fundamental na história do país para a promoção e o desenvolvimento dos direitos fundamentais. Em sua apresentação, ela falou sobre o papel do advogado na intermediação do Estado com o cidadão.

"Falamos sobre como a comunicação mais humanizada dos advogados e advogadas pode promover a fruição dos direitos fundamentais e tudo aquilo que estamos comemorando nesses 30 anos de Constituição", afirmou.

Ela disse ainda que a aula buscou orientar os estudantes e profissionais do Direito sobre os princípios constitucionais, que norteiam todas as carreiras jurídicas. "A Constituição é a base de todo o ordenamento jurídico, logo seu princípios não decaem, mesmo com as inovações tecnológicas e mudanças de comportamento social".

De acordo com o desembargador Lidivaldo Brito, a Constituição foi um divisor no campo dos direitos fundamentais, uma vez que ela trouxe esses direitos para o primeiro título, no seu artigo 5º. "Tivemos uma efetividade na busca pela redução das desigualdades. Um exemplo claro é a adoção das políticas afirmativas nas universidades e no serviço público", frisou.

"A Constituição nos trouxe direitos que a ditadura havia nos tirado, mas hoje eu vejo que ela não está sendo devidamente respeitada. Precisamos trabalhar para que isso mude, pois a Constituição nos mostra qual é a nossa diretriz", concluiu a advogada Joelma Barreto.

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados