Bahia defende interesses da jovem advocacia em encontro nacional em Rondônia

Com o objetivo de discutir a necessidade de fortalecimento dos profissionais em início de carreira, foram realizados, entre os dias 1º e 3 de junho, o 16º Encontro Nacional da Jovem Advocacia e o Colégio de Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados. Os eventos aconteceram em Rondônia e contaram com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia. Representando a Bahia, esteve presente o presidente do CCJA da OAB-BA, Hermes Hilarião.

Segundo Hilarião, diante da dificuldade da jovem advocacia em “entrar nas terras prometidas do mundo jurídico”, o “Colégio de Presidentes se destaca como importante ferramenta para que os jovens advogados possam exercer a profissão dignamente”.

Sobre os resultados do evento, o presidente do CCJA da OAB-BA afirmou estar “feliz e esperançoso, diante da realização do debate de temas caros à advocacia, como a crescente criminalização da advocacia, precarização do ensino jurídico e proposta de exclusão da cláusula de barreira”.

Ainda no encontro, foi aprovada uma campanha nacional de conscientização acerca dos contratos de associações e foi recomendada a todas as seccionais a criação de comissões permanentes de acompanhamento e fiscalização destes contratos. “A Bahia se sente honrada por ter encampado essas iniciativas, que, antes de qualquer coisa, buscam coibir desvios de finalidades nas contratações dos jovens advogados, fortalecendo a classe”, destacou.

Também no evento, foi celebrada a 13ª Conferência da Advocacia de Rondônia, que contou com discurso de Claudio Lamachia, abordando temas como a crise que se instalou no país e destacando a ação do Conselho Federal no atual cenário político.

A carta do Colégio de Presidentes foi redigida ao final do evento e encaminhada a todos os presidentes das seccionais. Com informações da OAB-RJ e OAB-DF.