CCJA da OAB-BA participa de Colégio Nacional de Presidentes Jovens

A presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Sarah Barros, representou a Bahia no Colégio Nacional de Presidentes Jovens. O encontro aconteceu na cidade de Maceió, entre os dias 02 e 03 de maio, e reuniu presidentes jovens das 27 seccionais, o vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana, o diretor tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilariao, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, a presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Daniela Teixeira, e o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Júnior. Sarah Barros destacou o empenho e a união da Jovem Advocacia na luta pelo fortalecimento da classe. "Com muita gratidão e responsabilidade que representei a Bahia no Colégio Nacional de Presidentes. Foram 27 vozes uníssonas na luta de pela valorização da Jovem Advocacia. Trabalhamos mais de 14 horas para de forma propositiva e efetiva implementarmos os pontos relevantes para a classe", frisou.

Dentre as pautas discutidas, se destacaram a efetividade da redução da cláusula de barreira, o Plano Nacional de Aviltamento de Honorários e as formas de inserção do jovem advogado no mercado de trabalho. O Colégio ainda se manifestou de forma contrária à PL 832/2019, que visa o fim do Exame de Ordem, e realizou uma nota de repúdio contra a decisão judicial proferida na 8ª turma Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, que reduziu os honorários sucumbenciais.

Os presidentes jovens ainda lançaram a campanha Honorários Não é Trocado e, por iniciativa da Bahia, propuseram a mudança do nome do Plano Nacional de Valorização do Jovem Advogado Brasileiro para Plano Nacional de Valorização da Jovem Advocacia. Além disso, foi proposta a criação do plano de Valorização para as Jovens Advogadas, cujo objetivo é incentivá-las a participar da política da OAB e ocuparem papéis de liderança. O Colégio de Presidentes também encaminhou ao presidente Felipe Santa Cruz um ofício solicitando que seja atualizada a regulamentação do uso de mídias sociais pela advocacia.

De acordo com o tesoureiro da OAB-BA e ex-presidente do CCJA, Hermes Hilarião, é fundamental que a Ordem continue dando espaço para a Jovem Advocacia trabalhar. "O Colégio Nacional de Presidentes Jovens está de parabéns. Os representantes da Jovem Advocacia demonstraram que a OAB deve continuar dando tutela especial aos jovens advogados e advogadas, pois, sem dúvidas, são os que mais precisam da Ordem. Tenho certeza que tanto a OAB Nacional quanto as seccionais estarão atentas a essas demandas", disse.

Para Daniela Borges, é muito importante que a OAB promova espaços nos quais os desafios da advocacia possam ser discutidos por aqueles que os enfrentam cotidianamente, como aconteceu nos dois dias de Colégio. "Foi muito bom ver como nossas lideranças jovens são competentes e preparadas e, como presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada, pude ouvir também das presidentas jovens suas dificuldades e sugestões enquanto jovens e mulheres".

O vice-presidente nacional, Luiz Viana, que fez a abertura do evento, reafirmou o compromisso da instituição em valorizar a classe e assistir aos jovens advogados e advogadas. Ele garantiu aos participantes do Colégio que todas as demandas da Jovem Advocacia levadas ao Conselho Federal da OAB serão devidamente analisadas para a busca, principalmente, das soluções dos problemas que advogadas e advogados em início de carreira enfrentam no mercado de trabalho. Com informações do CFOAB