Publicada em 07/05/2019

CCJA da OAB-BA participa de Colégio Nacional de Presidentes Jovens

O encontro reuniu presidentes jovens das 27 seccionais, além de lideranças do Conselho Federal da OAB

A presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Sarah Barros, representou a Bahia no Col√©gio Nacional de Presidentes Jovens. O encontro aconteceu na cidade de Macei√≥, entre os dias 02 e 03 de maio, e reuniu presidentes jovens das 27 seccionais, o vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana, o diretor tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilariao, a presidente da Comiss√£o Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, a presidente da Comiss√£o Nacional da Jovem Advocacia, Daniela Teixeira, e o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa J√ļnior.

Sarah Barros destacou o empenho e a uni√£o da Jovem Advocacia na luta pelo fortalecimento da classe. "Com muita gratid√£o e responsabilidade que representei a Bahia no Col√©gio Nacional de Presidentes. Foram 27 vozes un√≠ssonas na luta de pela valoriza√ß√£o da Jovem Advocacia. Trabalhamos mais de 14 horas para de forma propositiva e efetiva implementarmos os pontos relevantes para a classe", frisou.

Dentre as pautas discutidas, se destacaram a efetividade da redu√ß√£o da cl√°usula de barreira, o Plano Nacional de Aviltamento de Honor√°rios e as formas de inser√ß√£o do jovem advogado no mercado de trabalho. O Col√©gio ainda se manifestou de forma contr√°ria √† PL 832/2019, que visa o fim do Exame de Ordem, e realizou uma nota de rep√ļdio contra a decis√£o judicial proferida na 8¬™ turma C√≠vel do Tribunal de Justi√ßa do Paran√°, que reduziu os honor√°rios sucumbenciais.

Os presidentes jovens ainda lançaram a campanha Honorários Não é Trocado e, por iniciativa da Bahia, propuseram a mudança do nome do Plano Nacional de Valorização do Jovem Advogado Brasileiro para Plano Nacional de Valorização da Jovem Advocacia. Além disso, foi proposta a criação do plano de Valorização para as Jovens Advogadas, cujo objetivo é incentivá-las a participar da política da OAB e ocuparem papéis de liderança. O Colégio de Presidentes também encaminhou ao presidente Felipe Santa Cruz um ofício solicitando que seja atualizada a regulamentação do uso de mídias sociais pela advocacia.

De acordo com o tesoureiro da OAB-BA e ex-presidente do CCJA, Hermes Hilari√£o, √© fundamental que a Ordem continue dando espa√ßo para a Jovem Advocacia trabalhar. "O Col√©gio Nacional de Presidentes Jovens est√° de parab√©ns. Os representantes da Jovem Advocacia demonstraram que a OAB deve continuar dando tutela especial aos jovens advogados e advogadas, pois, sem d√ļvidas, s√£o os que mais precisam da Ordem. Tenho certeza que tanto a OAB Nacional quanto as seccionais estar√£o atentas a essas demandas", disse.

Para Daniela Borges, √© muito importante que a OAB promova espa√ßos nos quais os desafios da advocacia possam ser discutidos por aqueles que os enfrentam cotidianamente, como aconteceu nos dois dias de Col√©gio. "Foi muito bom ver como nossas lideran√ßas jovens s√£o competentes e preparadas e, como presidenta da Comiss√£o Nacional da Mulher Advogada, pude ouvir tamb√©m das presidentas jovens suas dificuldades e sugest√Ķes enquanto jovens e mulheres".

O vice-presidente nacional, Luiz Viana, que fez a abertura do evento, reafirmou o compromisso da institui√ß√£o em valorizar a classe e assistir aos jovens advogados e advogadas. Ele garantiu aos participantes do Col√©gio que todas as demandas da Jovem Advocacia levadas ao Conselho Federal da OAB ser√£o devidamente analisadas para a busca, principalmente, das solu√ß√Ķes dos problemas que advogadas e advogados em in√≠cio de carreira enfrentam no mercado de trabalho.

Com informa√ß√Ķes do CFOAB