Publicada em 06/04/2018

CCJA promove I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Recôncavo

Seccional

O Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) realizou na quinta-feira (5) o I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Recôncavo. O evento aconteceu na cidade de Santo Antônio de Jesus e contou com a presença de lideranças do interior, do presidente do Clube dos Advogados Fernando Santos, da diretora da ESA Thaís Bandeira, do presidente da CAAB Luiz Coutinho, de jovens advogados e profissionais experientes que compartilharam conhecimento com os colegas em início de carreira.

Para Hermes Hilarião, presidente do CCJA, momentos como este ressaltam o valor do jovem advogado para o fortalecimento da classe. "Os jovens advogados e advogadas estão tendo mais uma vez a oportunidade de se reunir, debater temas do seu interesse e demonstrar que merecemos mais espaço para contribuir com o processo de valorização da categoria", afirmou.

Um dos palestrantes do evento, Hermes apresentou os desafios do início da carreira. "Hoje aqui foi demonstrando que é possível sim vencer na advocacia e ter sucesso com ética, probidade, mas, acima de tudo, dedicação, força de vontade e muito estudo", disse.

Sarah Barros classificou o encontro como mais um marco na advocacia jovem baiana nesta atual gestão, que vem abraçando o interior do estado e fazendo a cada dia a OAB ser da Bahia. Sarah levou para o evento um tema bastante atual, delicado e que ainda levanta muitas dúvidas nos profissionais: a pornografia de vingança.

"É um crime que atualmente atinge 81% das mulheres, a maioria dessas vítimas são adolescentes entre 12 e 15 anos e, muitas delas, terminam cometendo suicídio. É um crime ainda não tipificado e hoje nós viemos tratar dos projetos que vêm tramitando com o objetivo de tipificá-lo. Precisamos discutir juridicamente isso para evitar mais sofrimento", explicou.

União e esperança
O conselheiro federal Fabrício Castro destacou a competência da subseção de Santo Antônio de Jesus e todos os envolvidos na organização do encontro. "Não foi surpresa pra mim. Eu já venho a Santo Antônio há muito tempo e tanto a Diretoria daqui como o grupo de jovens advogados são muito competentes. Esse é um evento que a região merecia", disse.

Ele abordou os problemas que do Judiciário e como estes afetam o trabalho dos advogados e advogadas. Em sua apresentação, no entanto, fez questão de frisar que essas dificuldades são possíveis de serem superadas.

"Eu falo sobre os problemas do poder Judiciário, ao mesmo tempo que passo uma mensagem de esperança mostrando que é possível resolvê-los. Trago essa mensagem para os jovens advogados porque acredito que eles precisam se juntar à OAB nessa luta por um Judiciário melhor, mais eficiente e célere".

O presidente da subseção de Santo Antônio de Jesus, Humberto Lúcio Vieira da Silva, agradeceu o empenho da seccional em realizar o encontro. "Temos muito a agradecer ao presidente Luiz Viana, à ESA, ao presidente da OAB-Jovem Hermes Hilarião e todo o CCJA que nos presenteou com este evento. Foram trazidos temas de imensa importância que contribuíram muito para clarear ainda mais o conhecimento dos jovens advogados".

Formação
Ilana Campos pontuou que ações como esta promovida pela OAB-Jovem são fundamentais para a formação profissional, uma vez que congrega a juventude em torno de temas importantes para a advocacia. Em sua apresentação, Ilana falou sobre atualidades de precatórios.

"É um tema importante para ser tratado aqui, pois essa região de Santo Antônio de Jesus tem uma Vara de Fazenda Pública que atrai muitos advogados. Têm muitas questões de Direito Administrativo, sindicatos muito fortes. Então é fundamental ensinar os jovens o passo a passo dos precatórios da Constituição Federal".

René Viana, diretor de Relacionamento com Interior da OAB-Jovem, levou para o debate o uso das novas tecnologias no Direito e como ela podem ser úteis para o desenvolvimento das atividades profissionais. "A OAB deve ser vigilante em relação ao desenvolvimento da Inteligência Artificial para que esta não tome o espaço do advogado no que diz respeito às atividade fim da advocacia, mas deve ser aproveitada como ferramentas de aprimoramento e, sobretudo, celeridade".

Ele disse se sentir feliz ao ver a expansão da OAB-Jovem pelo interior baiano. "Toda vez que realizamos eventos no interior o meu coração se enche de alegria. A subseção de Santo Antônio de Jesus é uma grande parceria e tem sempre a preocupação em buscar que sejam realizados eventos aqui. Fico feliz de ver o auditório tomado de pessoas ávidas pelo conhecimento".

A presidente da OAB-Jovem de Santo Antônio de Jesus, Fernanda Graziela, disse que a ideia do encontro, além de compartilhar conhecimento, foi mostrar aos jovens o que é, na prática, ser um advogado.

"Trouxemos pessoas renomadas para falar de temas atuais que estão presentes no nosso dia a dia, que suscitam dúvidas e que as respostas não serão encontradas nos livros e sim na experiência e conhecimento de colegas atuantes na área", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Fotos

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados