Notícias

Centro de Ciências Criminais Raul Chaves abre seleção


A Faculdade de Direito da UFBA recebeu, por meio de sua Congregação, o informe da criação do Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves – Ccrim. O comunicado foi sucedido por sugestões do corpo docente aos membros fundadores da entidade. Trata-se de uma iniciativa pensada e gerida por estudantes do curso de Direito e que se apresenta como uma inquietação acadêmica, inovadora e emancipatória à medida que pretende contribuir para a missão universitária de formar sujeitos críticos, reflexivos e competentes, que compreendam o mundo de modo integral e (trans)formador.

O Ccrim, que tem como alguns de seus objetivos o fomento à pesquisa, extensão e formação interdisciplinar nas ciências jurídico-penais no âmbito da universidade, organiza-se por meio de quatro núcleos formativos: Política Criminal, Criminologia, Vitimologia e Direito Penal. Os voos pretendidos com essa iniciativa perpassam pela produção acadêmica qualificada nessas temáticas, pela criação de boletim científico, pela formação metodológica de seus membros, pelo diálogo constante com os saberes produzidos em outras realidades geográficas e que em muito podem contribuir para a evolução das ciências criminais.

Propósitos que se evidenciam, desde logo, pela homenagem póstuma prestada ao professor emérito da Faculdade de Direito, Raul Affonso Nogueira Chaves, que emprestará o nome à instituição. Profissional combativo, intelectual de renome e grande humanista, Raul Chaves contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento das disciplinas ligadas ao Direito Penal, deixando um virtuoso legado de luta e talento. Em toda sua trajetória intelectual, demonstrou com honra, engajamento e dedicação a possibilidade de construir narrativas originais, autênticas e inovadoras, ideais que o Ccrim abraça com vigor e entusiasmo.