Colégio de Presidentes tem homenagem aos 85 anos da OAB-BA

Os 85 anos da OAB da Bahia, completos no último dia 11 de abril, foram destaque no Colégio de Presidentes realizado na tarde desta quarta-feira (19/04), no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande. Com a presença dos presidentes de todas as subseções baianas, a solenidade contou com a entrega de medalhas e de diplomas comemorativos à data. “Este é um momento único e inesquecível para a seccional e para cada um de nós, que dirige a entidade com tanto amor e determinação”, disse o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.
Ainda na solenidade, foi aprovada a proposta que prevê a criação de Procuradorias de Prerrogativas Regionais e Adjuntas nas subseções baianas — todas ligadas à Procuradoria de Prerrogativas da OAB-BA. Segundo Viana, a ideia é dar mais celeridade aos casos de violação das garantias no interior do estado. “Os presidentes continuarão tendo autonomia. O sistema, apenas, vai reforçar o apoio aos colegas do interior, tendo a atuação de um procurador em cada região e de um adjunto em cada subseção”, explicou.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da OAB de São Paulo, Marcos Costa, que foi recebido com as palavras de admiração de Luiz Viana. “Marcos é uma demonstração viva de superação das dificuldades. Além de sua competência ética e sua técnica surpreendente, ele tem a marca da simplicidade. Sinto-me irmanado com a presença do colega nesta data tão especial e não poderia deixar de fazer essa homenagem”, disse Viana.
Costa agradeceu as palavras do presidente da OAB-BA e destacou a alegria de participar da data. “É uma honra estar aqui, hoje, onde construí tantas amizades, como a do colega Luiz Viana e de sua esposa. Temos compartilhado das mesmas preocupações, como a defesa da advocacia, tendo sempre em mente a grandeza da instituição, que, na Bahia, comemora 85 anos. E a Ordem é isso. É uma entidade irmanada por suas seccionais e suas subseções, e é por isso que é tão respeitada pela sociedade civil”, ressaltou Costa.
A cerimônia foi encerrada com o agradecimento de Luiz Viana e o convite para a solenidade oficial em comemoração aos 85 anos da OAB-BA, que acontece logo mais, às 19h, no Sala Esmeralda, no Sheraton Hotel. Nesta quinta-feira (20/04), às 9h, o Colégio de Presidentes volta a se reunir, para discutir a segunda e última parte da pauta.
Além de Viana, estiveram presentes, na mesa alta, a vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, o secretário-geral, Carlos Medauar, o conselheiro federal Antonio Adonias, os conselheiros seccionais Tamiride Monteiro e Guilherme Scofield e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAAB), Luiz Coutinho.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)