Colégio Nacional de Jovens Advogados debate assuntos de interesse da classe

Nos últimos dias 2 e 3 de junho, foi realizado o Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Jovens Advogados da OAB, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No encontro, foram debatidos os principais temas de interesse da advocacia jovem na atualidade, como o piso salarial, plano de valorização do advogado associado, desvirtuamento de contratos, discriminação de gênero de advogadas em início de carreira, prerrogativas da jovem advocacia, diminuição da cláusula de barreira com o Projeto de Lei nº 4965/2016 e a utilização de robôs por escritórios de advocacia em detrimento de advogados. O presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, saudou os presentes e deixou o recado: “Vocês são o presente magnífico desta entidade, mas não esqueçam que também representam o futuro promissor da nossa instituição”.  Representando a Bahia, o presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB-BA, Hermes Hilarião, apresentou projetos desenvolvidos em prol da classe e destacou os três pilares do conselho na Bahia: “a valorização dos honorários advocatícios, a remuneração digna dos advogados empregados e associados e a interiorização dos projetos da OAB Jovem”, enumerou.  Ainda no encontro, como parte das estratégias de combate à crise política, o colegiado declarou apoio à campanha do Conselho Federal da OAB “Voto não tem preço, voto tem consequência". “A ideia é que tenhamos, de fato, eleições autênticas e sem interferências escusas", pontuou Hilarão. O Colégio Nacional ocorre duas vezes ao ano como parte do Plano Nacional de Apoio à Jovem Advocacia Brasileira, que tem como diretrizes a educação jurídica como forma de incentivar e proporcionar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho, a defesa das prerrogativas dos jovens advogados e a política de anuidades diferenciadas e descontos para a jovem advocacia.