Comissão Nacional de Direitos Humanos reúne-se em Brasília para traçar plano de ação

Brasília – A Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB realizou nesta quarta-feira (31) a primeira reunião da atual gestão. O colegiado, presidido pelo conselheiro federal Everaldo Patriota, de Alagoas, e tendo como vice-presidente o conselheiro federal Maurício Vasconcelos, da Bahia, recebeu a diretoria da Ordem para apresentar o plano de ação para os próximos três anos. Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, elogiou a composição da Comissão, “formada por advogados totalmente comprometidos com os direitos humanos”. “A Comissão terá trabalho importantíssimo pela frente, por todos os desafios que vivemos em nosso país”, disse. O diretor tesoureiro da Ordem, Antonio Oneildo Ferreira, também compareceu à reunião.

Patriota apresentou a Lamachia o Manual Prático para Atuação em Direitos Humanos, cartilha que traz diretrizes para atendimento. O texto será apresentado à diretoria da Ordem e ao Colégio de Presidentes de Seccionais, sob relatoria de Homero Mafra, do Espírito Santo, que participou da reunião. A conselheira federal Cléa Carpi também esteve presente ao encontro.

Segundo Lamachia, é importante que o manual passe pelo crivo das 27 Seccionais, pois “vivemos momentos de desafio, e a integração é essencial”. “Se Sistema OAB não agir unido, tendo diretriz única, algumas coisas poderão se perder. Ideia de podermos trabalhar com as 27 OABS do país nos dará mais força. Temos que ter a visão que em um somos todos e que em todos seremos um. Se o Sistema OAB funcionar assim, sem dúvidas as metas serão implementadas, com resultado final efetivo”, explicou.

Maurício Vasconcelos, que recentemente tomou posse como membro do Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura do Ministério da Justiça, comentou as indicações. "A Bahia é hoje uma seccional de muito prestígio no cenário nacional e a indicação de baianos para comissões importantes da OAB Nacional, bem como de conselhos do Ministério da Justiça, se deve ao reconhecimento do trabalho da OAB da Bahia, do seu Conselho, sob a liderança do presidente Luiz Viana Queiroz, bem como da qualidade dos integrantes da bancada baiana aqui no Conselho Federal" ressaltou o conselheiro federal. "Eu recebo com um desafio a mais essas duas indicações, tanto para o Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura do Ministério da Justiça, quanto para a vice-presidência da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. É um desafio, muito há que se fazer no país, no que diz respeito aos Direitos Humanos, e eu espero, com o apoio de todos, bem desempenhar essas funções", afirmou Maurício.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos é formada ainda pelos membros Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Glen Wilde do Lago Freitas, Herilda Balduíno de Sousa, Luanna Tomaz de Souza, Maurício Silva Pereira, Oscar José Hildebrand, Roberto Gonçalves de Freitas Filho, Rodolfo de Freitas Jacarandá, Cláudio Soares de Oliveira Ferreira e Dálio Zippin Filho.

Fonte: Com CFOAB