[Comissão promove seminário voltado para a advocacia corporativa]

Comissão promove seminário voltado para a advocacia corporativa

Palestra “Indicadores de Eficiência e Métrica de Resultados das Empresas” aconteceu em parceria com a FIEB

Com o objetivo de aproximar ainda mais da OAB-BA os advogados e advogadas corporativos, a Comissão Especial de Advocacia Corporativa promoveu, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a Palestra “Indicadores de Eficiência e Métrica de Resultados das Empresas”.

O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/08), no auditório da FIEB, em Salvador, e reuniu advogados corporativos ligados a diversos segmentos como varejo, telecomunicações, bancos, construtoras, concessionárias, gás natural, saneamento, ramo petroquímico, papel e celulose, entre outros. O seminário foi conduzido pela advogada, escritora e consultora em gestão de serviços jurídicos Lara Selem.

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, participou do evento e parabenizou a presidente da comissão Raquel Carneiro Santos Pedreira Franco por ter atuado de forma insistente pela reativação da Comissão Especial.

“Esse evento é um grande passo para o fortalecimento da Comissão de Advocacia Corporativa e nós reconhecemos o trabalho de Raquel, junto ao Presidente da Ordem, Fabrício Castro, para que a comissão ganhe a dimensão que merece para atender aos colegas que militam na advocacia corporativa”, ressaltou.

Ana Patrícia lembrou, ainda, que, uma vez que mais de 90% da advocacia no Estado é autônoma, a minoria referente à advocacia corporativa acaba ficando afastada da OAB-BA". "Daí a importância da comissão que tem a função de trazer esses advogados e advogadas para dentro da Ordem, que é plural, está aberta e atenta a todas as demandas da classe nos vários segmentos do direito”, completou.

Raquel Carneiro disse que, instalada na primeira gestão do então presidente da OAB-BA, Luiz Viana, a comissão retoma força na primeira gestão do presidente Fabrício Castro com representatividade considerável. "Ela conta, hoje, com 13 membros, em sua grande maioria advogados corporativos , integrantes de jurídicos internos de empresas, interessados em participar ativamente da Ordem e ocupar o espaço que também é deles dentro da OAB-BA”, disse.

Ainda segundo a presidente da comissão, o advogado de jurídico interno, como os de outros segmentos, precisa se atualizar, se reciclar e isso reflete positivamente para o seu rendimento dentro da empresa.

“Por meio do trabalho da comissão esses colegas passam a contar com acesso a cursos, seminários e palestras que abordam temas que realmente interessem para a classe corporativa, como regras de compliance, código de ética, políticas e diretrizes, governança corporativa, proteção de dados, dentre outros necessários ao dia a dia da profissão”, destacou Raquel.

Com experiência no assunto e autora de livros como ‘Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas’, ‘Gestão de Escritório’, ‘A Reinvenção da Advocacia’, e ‘Gestão Judiciária Estratégica’, Lara Selem destacou a importância da troca de experiências na advocacia corporativa.

"A gente vem caminhando para que esse compartilhamento aconteça, que a gente possa trocar mais ideias e experiências, o que será bom para todos. Isso porque, no fim das contas estaremos com essa troca de experiências entregando para a sociedade um serviço melhor, um produto melhor”.

Também participaram do seminário os conselheiros seccionais Humberto Valverde, João Rosa, e Wendel Silveira, o Presidente da Comissão de Parceria Público, Privada, Guilherme Pereira, e os membros da comissão Especial de Advocacia Corporativa: Camila Brandão da Costa Costa, Camila Braga Araújo Duran Bugallo, Daniela Eirado Lima Rial, Danusa Costa Lima e Silva de Amorim, Elma Cintia Silva dos Santos, Érica Meireles Moreira de Araújo, Gustavo Vilas-boas Fernandez, Joanna Marques Nascimento, José Lauria, Renata Oliveira Silva Novais, Viviane Lessa de Sá Menezes.