Notícias

Consciência Negra é tema de palestra da OAB-BA em Simões Filho

Na última quarta-feira (17), cerca de 200 estudantes de escolas municipais de Simões Filho participaram de uma palestra sobre Relações Étnico Raciais, ministrada pela presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia, Dandara Pinho. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e foi promovido pela Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em cumprimento às leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.

A atividade foi aberta com a apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Péricles Reni de Souza e contou com a presença de diversas escolas da rede municipal de ensino, entre elas Padre Luiz Palmeira, Diácono Fernando Brito, União da Bahia, Enock Pimental, Georgina de Souza Simões e mais 10 escolas da rede. A apresentação das palestrantes e do projeto ficou a cargo do secretário municipal de Educação de Simões Filho, Jorge Sales.

Em seguida, a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, abordou temáticas referentes ao movimento negro e indígena, através do projeto itinerante "A Consciência Negra para além do Novembro Negro", que vem visitando diversas unidades de ensino no estado e orientando sobre a necessidade da efetiva aplicabilidade prática das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, fundamentais para a compreensão dos aspectos raciais e sociais na atualidade.

Na oportunidade, a editora da Revista Quilombo, Ivana Sena, falou sobre "Juventude Negra: Representações e linguagens nos meios de comunicação", debatendo como os estudantes sobre como eles se sentem representados nos livros e nos meios de comunicação.

A OAB da Bahia, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, continuará com os minicursos de formação em outros municípios no intuito de fomentar a reflexão sobre o direito que cada estudante tem de acessar os conteúdos garantidos pela legislação e promover o despertar da comunidade para a importância do desenvolvimento da cultura de tolerância e respeito à pluralidade cultural. Com informações da Prefeitura Municipal de Simões Filho.