Criminalista Marcos Melo recebe Medalha Thomé de Souza

A Câmara Municipal de Salvador concedeu, na noite desta terça-feira (13), no Plenário Cosme de Farias, a Medalha Thomé de Souza ao advogado criminalista e professor de Direito Penal da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Marcos Luiz Alves de Melo. A Resolução de nº 2.517/2016 é de autoria do vereador Eliel (PV), a pedido do vereador Euvaldo Jorge (PPS). A Medalha Thomé de Souza é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador. Segundo o vereador Euvaldo Jorge, que presidiu a sessão, o homenageado é um advogado de extrema importância para o estado. “Como professor e advogado, Luiz Melo já exerceu vários cargos na esfera estadual e na Ordem dos Advogados da Bahia (OAB). Ele representa muito o momento que a gente vive de turbulência na sociedade, pois ele passa confiança a todos aqueles que o procuram”, disse.

Ainda durante seu discurso, o vereador destacou a contribuição de Luiz Melo na construção do Conjunto Penal de Feira de Santana, o centro de observação e a Colônia Penal do Lafayete Coutinho, em Salvador. “Ele trouxe pra gente trabalhos extraordinários na área penal, por isso temos que agradecer por tudo que ele realizou, por tudo que ele ensinou e que ainda vai ensinar. Por tudo isso, nada mais justo do que oferecer essa medalha a ele”, concluiu Euvaldo.

A Medalha foi entregue a Marcos Luiz Alves de Melo por sua esposa, Kátia Matos, e seu filho, Mateus Melo. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, abraçou o amigo Marcos Melo e afirmou que "a medalha Thomé de Souza está no peito de um homem honrado e grande advogado criminalista. Festeja toda advocacia baiana".

Ao usar a tribuna para agradecer o reconhecimento do seu trabalho, o homenageado destacou a importância da atuação da Câmara de Vereadores. “A Câmara representa um espaço extraordinário na vida da comunidade soteropolitana, e pra mim é uma honra receber essa honraria. Devo muito a indicação do meu amigo Euvaldo Jorge. Com essa homenagem minha responsabilidade aumenta”, disse.

“Mesmo com todas as atividades que fiz e faço, jamais imaginei que teria a concessão de uma honraria, mas a dose de vaidade não me impede de agradecer aos que são os verdadeiros responsáveis: meus pais e demais familiares; mestres; colegas professores; advogados; alunos; estagiários; e companheiros de jornada”, completou o advogado criminalista, que garantiu que contribuirá ainda mais com a sociedade para se fazer “merecedor de tal título”.

Marcos Luiz Alves de Melo nasceu em 1950, em Ribeiro Fundo (PE). Veio para Salvador em 1973. No ano seguinte foi aprovado no vestibular de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), curso que concluiu em 1978. Atuou na Defensoria Pública e na Secretária da Justiça e Direitos Humanos, na Administração Penitenciária e Ressocialização, foi conselheiro na Ordem de Advogados do Brasil (biênio 85/87), e membro do Tribunal de Ética e Disciplina.1

A mesa do evento ainda contou com a presença do procurador de justiça, José Gomes Brito; o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra; o professor e conselheiro federal da OAB, Fernando Santana; diretor do curso de Direito da Ucsal, David Lourenzo; representando a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Jorge Lima.

Fonte: Câmara de Vereadores de Salvador.
Foto: Valdemiro Lopes