Publicada em 01/06/2017

Curso vai capacitar mediadores na Bahia

Pesquisadora em media√ß√£o de conflitos vem a Salvador ministrar o curso ‚ÄėCaixa de Ferramentas em Media√ß√£o‚Äô

O acesso √† Justi√ßa foi facilitado por meio dos Juizados Especiais e a Defensoria P√ļblica, mas o n√ļmero de a√ß√Ķes judiciais cresceu, desafiando a capacidade do Poder Judici√°rio de julgar em tempo h√°bil. H√° mais de 2,5 milh√Ķes de processos na Bahia, muitos deles podendo ser resolvidos com outros m√©todos, como a Media√ß√£o e a Concilia√ß√£o, evitando a judicializa√ß√£o e contribuindo para desafogar o Judici√°rio. Para capacitar mediadores em Salvador, uma das principais porta-vozes da Media√ß√£o no Brasil, a pesquisadora e consultora carioca T√Ęnia Almeida vai ministrar o curso ‚ÄúCaixa de Ferramentas em Media√ß√£o‚ÄĚ, promovido pela Duo Mediar Consultoria e Capacita√ß√£o, nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho.

A Media√ß√£o √© um m√©todo extrajudicial que valoriza o consenso por meio do di√°logo, mediado por um terceiro - o mediador. T√Ęnia ressalta que muitos conflitos podem ser resolvidos com a media√ß√£o, sem que seja necess√°ria a presen√ßa de um juiz. A Media√ß√£o retoma a comunica√ß√£o entre as partes, independente do objeto da controv√©rsia, podendo resolver desde conflitos familiares at√© os que envolvem outras rela√ß√Ķes continuadas, como disputas entre vizinhos, desaven√ßas entre s√≥cios de empresas, quebras de contrato e muito mais. Nesse sentido, o m√©todo mostra-se como uma alternativa mais r√°pida de resolu√ß√£o do que a via judicial.

O mediador √© qualquer profissional que tenha forma√ß√£o espec√≠fica em Media√ß√£o. Ele atua como um coordenador do di√°logo entre os mediandos em busca da condu√ß√£o qualificada do di√°logo autocompositivo, mas n√£o d√° solu√ß√£o direta para a discord√Ęncia. Atuar dessa forma exige capacita√ß√£o espec√≠fica e multidisciplinar. T√Ęnia Almeida √© um exemplo de forma√ß√£o multidisciplinar. Ela √© graduada em Medicina, com especializa√ß√£o em Neuropsiquiatria e terapia familiar, e vem atuando como mediadora, docente e pesquisadora em media√ß√£o de conflitos h√° mais de 20 anos. Al√©m de professora convidada da Escola de Direito da FGV, ela criou a Mediare, que desde de 1997 oferece cursos de capacita√ß√£o, no Rio de Janeiro e em diversos estados do Brasil.

O curso ‚ÄúCaixa de Ferramentas em Media√ß√£o‚ÄĚ tem dura√ß√£o de 16h e pode ser feito por profissionais interessados em aprofundar o conhecimento acerca da media√ß√£o - especialmente advogados, psic√≥logos e, sobretudo, aqueles que atuam com comunica√ß√£o e negocia√ß√£o.  Os participantes tamb√©m poder√£o adquirir o livro Caixa de ferramentas em Media√ß√£o - aportes pr√°ticos e te√≥ricos (Dash Editora) de autoria de T√Ęnia, que escreveu um misto de guia pr√°tico de media√ß√£o e obra de consulta acad√™mica,  dirigido a mediadores profissionais e amadores. Na obra, a autora apresenta as situa√ß√Ķes mais comuns enfrentadas pela media√ß√£o, assim como seus objetivos.

As inscri√ß√Ķes podem ser feitas pelo e-mail atendimento@duomediar.com.br ou pelo telefone (71) 98634-9527. Advogados t√™m 10% de desconto.

Curso Caixa de Ferramentas em Mediação
Data: 09 e 10/06
Local: Hotel Golden Tulip, na Rua Monte Conselho, 505, Rio Vermelho.