Curso vai capacitar mediadores na Bahia

O acesso à Justiça foi facilitado por meio dos Juizados Especiais e a Defensoria Pública, mas o número de ações judiciais cresceu, desafiando a capacidade do Poder Judiciário de julgar em tempo hábil. Há mais de 2,5 milhões de processos na Bahia, muitos deles podendo ser resolvidos com outros métodos, como a Mediação e a Conciliação, evitando a judicialização e contribuindo para desafogar o Judiciário. Para capacitar mediadores em Salvador, uma das principais porta-vozes da Mediação no Brasil, a pesquisadora e consultora carioca Tânia Almeida vai ministrar o curso “Caixa de Ferramentas em Mediação”, promovido pela Duo Mediar Consultoria e Capacitação, nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho.

A Mediação é um método extrajudicial que valoriza o consenso por meio do diálogo, mediado por um terceiro - o mediador. Tânia ressalta que muitos conflitos podem ser resolvidos com a mediação, sem que seja necessária a presença de um juiz. A Mediação retoma a comunicação entre as partes, independente do objeto da controvérsia, podendo resolver desde conflitos familiares até os que envolvem outras relações continuadas, como disputas entre vizinhos, desavenças entre sócios de empresas, quebras de contrato e muito mais. Nesse sentido, o método mostra-se como uma alternativa mais rápida de resolução do que a via judicial.

O mediador é qualquer profissional que tenha formação específica em Mediação. Ele atua como um coordenador do diálogo entre os mediandos em busca da condução qualificada do diálogo autocompositivo, mas não dá solução direta para a discordância. Atuar dessa forma exige capacitação específica e multidisciplinar. Tânia Almeida é um exemplo de formação multidisciplinar. Ela é graduada em Medicina, com especialização em Neuropsiquiatria e terapia familiar, e vem atuando como mediadora, docente e pesquisadora em mediação de conflitos há mais de 20 anos. Além de professora convidada da Escola de Direito da FGV, ela criou a Mediare, que desde de 1997 oferece cursos de capacitação, no Rio de Janeiro e em diversos estados do Brasil.

O curso “Caixa de Ferramentas em Mediação” tem duração de 16h e pode ser feito por profissionais interessados em aprofundar o conhecimento acerca da mediação - especialmente advogados, psicólogos e, sobretudo, aqueles que atuam com comunicação e negociação.  Os participantes também poderão adquirir o livro Caixa de ferramentas em Mediação - aportes práticos e teóricos (Dash Editora) de autoria de Tânia, que escreveu um misto de guia prático de mediação e obra de consulta acadêmica,  dirigido a mediadores profissionais e amadores. Na obra, a autora apresenta as situações mais comuns enfrentadas pela mediação, assim como seus objetivos.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 98634-9527. Advogados têm 10% de desconto.

Curso Caixa de Ferramentas em Mediação
Data: 09 e 10/06
Local: Hotel Golden Tulip, na Rua Monte Conselho, 505, Rio Vermelho.