Dia do Professor: OAB luta pela melhoria do ensino no Brasil

Brasília – “Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”, destacou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ao parafrasear Malala Yousafzai, em homenagem os professores pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira, 15 de outubro.  A adolescente de 17 anos foi anunciada como uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10).

“A luta de Malala é um exemplo para o Brasil e para o mundo”, disse o presidente da OAB Nacional. Ele lembrou que a moça recebeu o prêmio por ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato dos talibãs em 2012 por sua militância a favor da educação das meninas em sua região natal do noroeste do Paquistão.

“Ser professor é um verdadeiro ato de fé e doação, pois esses profissionais transmitem às futuras gerações o conhecimento, a cultura e o saber. Parabenizo todos os professores e professoras na pessoa da minha mãe, Maria Doracy, uma professora que me deu os ensinamentos básicos para a vida”, destacou Marcus Vinicius.

Marcus Vinicius ressaltou que a entidade luta pela valorização do professor. “Defendemos que seja estabelecido um piso salarial digno para o professor de Direito, que permita a sua permanente qualificação, o que certamente repercutirá em alunos mais bem preparados e profissionais aptos a exercer o múnus da advocacia”.

“Um bom professor influencia o aluno para a eternidade, temos o compromisso de lutar pela melhoria das condições de ensino por todo o Brasil. Estamos vivendo uma mercantilização do ensino com a criação indiscriminada de cursos sem qualquer estrutura e isso cria a falsa ideia de que haja um verdadeiro preparo dos alunos. Infelizmente, não é o que vemos. A solução para este problema passa, obrigatoriamente, pela valorização daqueles que tem a nobre incumbência de ensina, os professores”, explicou Furtado.

O presidente nacional da OAB esclareceu que a entidade tem trabalhado pela melhor qualidade do ensino, especialmente o jurídico. Ele comentou que a OAB discutiu democraticamente em audiências realizadas em todas as unidades da federação propostas para o aprimoramento do Marco Regulatório do Ensino Jurídico, que foram entregues no primeiro semestre ao Ministério da Educação (MEC).

“O ensino jurídico será tema de Painel durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que começa na próxima segunda, dia 20. Serão discutidas pautas como Exame de Ordem e o Marco Regulatório do Ensino Jurídico”, lembrou Marcus Vinicius.