[Direito do Trabalho é tema do segundo dia de Audiências Simuladas]

Direito do Trabalho é tema do segundo dia de Audiências Simuladas

O Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA), realizou no último sábado (3) a segunda aula do projeto Audiências Simuladas. O evento teve como tema o Direito do Trabalho e contou com a participação de uma magistrada da Justiça do Trabalho e advogados que atuam na área.

Segundo a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, a maior preocupação do Conselho hoje é em relação às dificuldades na prática da advocacia, uma vez que muitos colegas não têm oportunidade de estagiar na época da faculdade e se formam sem nunca terem participado de audiências. "Pensando nisso, nós fizemos esse projeto e estamos muito felizes em poder ajudar os profissionais em início de carreira".

O tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, ressaltou que o projeto é de suma importância para a jovem advocacia, mas para a classe como um todo. "A OAB da Bahia, juntamente com a ESA, está investindo justamente naquilo que o advogado mais precisa", disse.

De acordo com o advogado Diego Oliveira, a Audiência Simulada possibilita que os jovens profissionais saibam como proceder na audiência. Nesse sentido, ele destaca a importância dos advogados e advogadas conheceram a fundo os fatos e teses que compõem o processo.

"Desse modo, o advogado estará seguro e firme em relação a todas as teses que irá utilizar. Além disso, é fundamental que o advogado na audiência seja bastante pontual e cuide da sua imagem e postura", frisou.

A juíza do trabalho Thaís Mendonça destacou que a prática da audiência é importante porque esse é o momento principal do processo trabalhista. "É onde o advogado pode ganhar ou perder o processo porque a gente tem uma necessidade muito grande da obtenção da prova oral. Por isso que praticar, saber perguntar o que é importante para o processo é essencial para o advogado", esclareceu.

Para a conselheira seccional Joana Rodrigues, a audiência é uma chance do  advogado demonstrar a qualidade técnica que possui. "Trazer essa oportunidade e permitir esse exercício processual de forma tão grandiosa, com professores, a participação de uma magistrada é algo bastante inovador", concluiu.

As Audiência Simuladas acontecem aos sábados e têm como público alvo jovens advogados e estudantes de Direito. O investimento de cada aula é de R$ 30. A jovem advocacia, idosos e estudantes de graduação têm 50% de desconto na inscrição.

Confira a programação:
17 de agosto - Direito de Família Inscrições