Direitos fundamentais são tema de palestra na ESA-BA

Com o tema “Direitos Fundamentais e Proteção aos Grupos Vulneráveis”, foi promovida uma palestra na manhã da última sexta-feira (12), na sede da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA), na Rua do Carro, em Nazaré. Nove palestrantes participaram do encontro: Sérgio São Bernardo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-BA; Patrícia Lacerda, presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA; Sílvia Cerqueira, ex-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB nacional; Makota Valdina, educadora e lider religiosa; Jaime Sodré, historiador e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); juiz de Direito Nelson Amaral, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude, Valdemar Oliveira, coordenador executivo do Cedeca; Vilma Reis,  coordenadora da rede de combate ao racismo e intolerância religiosa da Secretaria de Políticas de Igualdade Racial - Sepromi, e João Jorge, presidente do Olodum.
“Acho fundamental que a OAB-BA esteja tratando de um tema, que está na ordem do dia, que é a questão dos direitos fundamentais de segmentos sociais excluídos. Essa é uma situação que reclama da sociedade uma atuação maior, exigindo da gente a cobrança, por parte do Estado, da realização dos direitos dessa camada social, sempre tão discriminada e excluída”, afirmou o palestrante Nelson Amaral, juiz da 5ª Vara de Infância e Juventude.
Para o diretor da ESA/BA, Luiz Coutinho, a discussão de temas sociais é uma das novas bandeiras levantadas pela OAB da Bahia: “Hoje, a Ordem está aberta, para trazer o debate de questões sociais. A nova Ordem não está voltada, apenas, a servir os advogados. Nós temos um compromisso social, que passa pela construção de um pensamento de modificação de estruturas”, afirmou Coutinho.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)