Notícias

Divulgados vencedores do Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

A OAB da Bahia anunciou nesta sexta-feira (18), em cerimônia em sua sede, os vencedores do Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor, e reativado este ano pelo Conselho Pleno da Seccional. A iniciativa premiou os melhores trabalhos produzidos em 2014 sobre o tema "Justiça e Direitos Fundamentais". Os vencedores receberam medalhas e certificados de premiação e mais R$ 5.000 para o primeiro colocado e R$ 3.000 para o segundo, em cada categoria. O jornalista Bruno Wendel, do Correio, foi o vencedor na categoria imprensa escrita com a reportagem "Onde está meu filho?", sobre o caso Geovane, e recebeu também uma placa comemorativa ao centenário de nascimento de Jorge Calmon. A reportagem revelou com exclusividade o caso do desaparecimento de Geovane Mascarenhas Santana, após uma ação policial no bairro da Calçada, em Salvador, em 2 de agosto de 2014, e cujos restos mortais foram encontrados no dia 3, no Parque São Bartolomeu, na capital baiana. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou onze policiais militares lotados nas Rondas Especiais (Rondesp) pelo assassinato de Geovane.

Em segundo lugar na categoria imprensa escrita ficou a série Cadeia de Problemas, de Euzeni Daltro, no jornal Massa!. A matéria denunciou as condições das mulheres que aguardavam até 15 horas na fila para visitar internos do Complexo Penitenciário do Estado, na Mata Escura, sem o mínimo de dignidade e segurança, além da demora e abusos nas revistas íntima e de objetos.

Na categoria fotojornalismo, a vencedora foi Marina Silva, do Correio, com "A fé que une", que retrata uma baiana dando um banho de água de cheiro em uma freira na Lavagem do Bonfim. Linda Bezerra, editora de Produção do Correio, recebeu o prêmio pela fotógrafa. Em segundo lugar, ficou Raul Spinassé, do jornal A Tarde, com uma emblemática foto da seca em "Seca deixa um terço da Bahia em emergência".

A repórter da coluna Justiça do Bahia Notícias, Cláudia Cardozo, foi a vencedora da categoria web jornalismo com o Caso José-Pereira, uma série de reportagens sobre o vigilante condenado injustamente por estupro e homicídio de Adriane Melo de Jesus, 16 anos, em Vila de Abrantes, em 2011. Em segundo lugar na categoria ficou Franklin Carvalho, jornalista do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), com "História de sucesso revela importância da interação Justiça-comunidade". A matéria trata de uma decisão judicial beneficiou a Fundação Canto das Artes, voltada para crianças carentes, e como um jovem egresso da Fundação foi estudar na Alemanha e, depois, foi aprovado para o mestrado em Música na UFBA. Na categoria rádio o primeiro lugar ficou com o repórter Igor Dantas Silva, da rádio CBN, com "Brasil: teoricamente democrático". Não houve segundo colocado na categoria.

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, ressaltou que a premiação foi um reconhecimento ao trabalho de toda a imprensa, não apenas dos premiados. "Um prêmio para celebrar a imprensa livre da Bahia, fundamental para a promoção da justiça e a defesa da democracia e dos direitos fundamentais no nosso estado", destacou.

"Este é um concurso que resgatamos nesta gestão para valorizar os profissionais de comunicação e incentivar a abordagem de temas relacionados à Justiça e aos direitos fundamentais. E o resultado nos deixou muito felizes”, revelou Eduardo Rodrigues, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, responsável pela elaboração do prêmio.

A mesa-alta da cerimônia contou ainda com a presença do secretário-geral adjunto da OAB-BA, Antonio Adonias, do advogado e jornalista  Romário Gomes, do presidente da ABI, Walter Pinheiro, do secretário-geral Agostinho Muniz, e do diretor Luis Guilherme, e da presidente do Sinjorba, Marjorie Moura.