Publicada em 04/10/2018

Em audiência pública, Comissão do Idoso debate a pessoa idosa na atualidade

Seccional

A Comissão do Idoso da OAB-BA promoveu, nesta quinta-feira (4), a audiência pública A Pessoa Idosa na Atualidade e as Ações de Enfrentamento contra a Violência. O evento foi realizado no auditório da sede da OAB-BA e contou com especialistas de diferentes áreas que debateram questões de grande relevância.

"Estamos aqui voluntariamente, por amor ao próximo, para trabalhar por um ideal. Na Comissão nós juntamos esforços para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida e não sejam vilipendiados", afirmou a presidente da Comissão do Idoso, Dora Zalcbergas.

De acordo com conselheiro decano e vice-presidente da Comissão do Idoso, Adilson Affonso de Castro, o grupo está disposto a seguir na luta em defesa da população da terceira idade. "Esperamos poder contribuir com a Diretoria da Ordem e vamos nos colocar sempre à disposição pra trabalhar".

Saúde
O médico geriatra Adriano Gordilho, que apresentou a palestra Cuide-se bem e passe dos 100 anos, destacou a importância de investir na promoção de saúde para evitar problemas que comprometem a autonomia e a independência dos idosos. "A incidência do Alzheimer está diminuindo na Noruega, na Dinamarca e outros lugares porque os governos iniciaram uma política pública pesada de promoção de saúde", afirmou.

Segundo a enfermeira e professora da UFBA Tânia Menezes, o investimento em saúde, sobretudo no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema nervoso, é fundamental visto que a demência atinge hoje 10 milhões de pessoas em todo o mundo. "Muitas vezes quando alguém costuma ter lapsos de memória, costuma dizer que é coisa de idoso. Não é. O lapso de memória pode ser um sinal de que está começando um processo de demência".

A audiência contou ainda com a presença da coach Valéria Boreli, criadora do Coach Social de Envelhecimento. Ela destacou a importância das pessoas transformarem seus hábitos ao longo da vida para lidarem melhor com o envelhecimento. "O Coach Social do Envelhecimento foi criado porque percebi que ele ajudaria bastante nesse processo de mudança decorrente do passar do tempo".

Instituições parceiras
A audiência contou ainda com a presença de representantes de diferentes instituições que trabalham em defesa dos idosos. Estiveram na OAB-BA a defensora pública Laise Leite, o delegado especial do DEATI, Nilton José Costa Ferreira, e o cônego José Carlos Santos Silva, presidente do Conselho Estadual do Idoso da SJDH.

O delegado Nilton José Costa Ferreira contou que enfrenta sérios problemas relacionados a idosos que são vítimas de agressão pelos próprios familiares, geralmente filhos. "Por isso, é importante que tenhamos mais profissionais da advocacia atuando na proteção dos idosos", destacou.

O cônego José Carlos Santos Silva falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual do Idoso e comemorou as mudanças ocorridas na entidade. "Éramos oito membros da sociedade civil e mais oito do poder público, e passamos a ser 15 do poder público e 15 da sociedade civil. Houve uma ampla reforma com o objetivo de melhorar o trato com os idosos", disse.

Sobre a Defensoria Pública, o órgão atua na defesa dos interesses individuais e coletivos da pessoa idosa. No âmbito individual, em situações de risco social e no atendimento a vítima de maus tratos, enquanto no âmbito coletivo a defesa é realizada mediante a articulação de políticas públicas voltadas aos direitos da pessoa idosa.

Posses e homenagens
A Comissão do Idoso ainda homenageou a Diretoria da OAB-BA e a CAAB pelo incentivo que tem dado para o trabalho da Comissão. "Eu quero agradecer, em nome dos mais de 50 mil advogados da Bahia, ao excelente trabalho que a Comissão vem fazendo", disse Luiz Viana.

O evento foi marcado ainda pela posse dos novos membros da Comissão do Idoso: Antonio Fernando Rodrigues Lopes, Edilberto Pimenta Machado, Geraldo Rios de Oliveira, Jorge Luiz Matos Oliveira, Lucia dos Santos Teixeira, Osvaldo Barreto Sampaio, Raimundo Barreto Filho, Ricardo Guilherme Sarmento Barbosa, Rui Pinto Patterson e Ruy Rocha Lago.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados