Publicada em 26/01/2018

Em solenidade na OAB-BA, 29 bacharéis em Direito recebem carteira da Ordem

Seccional

Em solenidade realizada na sexta-feira (26), a OAB-BA entregou 29 carteiras a novos advogados e advogadas da Bahia. A cerimônia ocorreu na sede da Ordem, no bairro da Piedade, e contou com as presenças do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, do secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, dos conselheiros federais Fabrício de Castro e Antônio Adonias Bastos, do presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Hermes Hilarião, da vice-presidente do CCJA, Sarah Galvão, do conselheiro decano Adilson Affonso de Castro, da presidente da subseção de Jacobina, Marilda Sampaio, e do desembargador do trabalho e ex-presidente do TRT Paulino Couto.

O presidente Luiz Viana desejou aos jovens advogados que sejam felizes independente do caminho profissional que escolherem. Aos que seguirão advogando, o presidente lembrou o quão sublime é a missão de avocar para si a defesa do outro.

"Nada nos aproxima tanto de Deus do que um ser humano gerar outro ser humano e parir. Como advogados não parimos seres humanos, mas podemos ajudar a parir justiça. Espero que vocês se encontrem com essa atividade de ajudar aqueles que precisam da justiça", afirmou.

Luiz Viana chamou atenção ainda para o fato de que, em meio aos cada vez mais frequentes problemas de corrupção que se apresentam no país, o ingresso na advocacia é uma maneira de se poder viver de maneira digna e independente.

"Entrar na advocacia é uma possibilidade de ganhar dinheiro lícito", disse. Para que isso aconteça, o presidente recomendou aos mais novos colegas que conheçam a tabela de honorários, o Código de Ética e estejam sempre a par das prerrogativas dos advogados.

Orador da cerimônia, o conselheiro federal Adonias Bastos fez questão de falar após a condecoração dos colegas pela mesa, para assim se dirigir a advogados e não apenas bacharéis. "Esse compromisso não é prestado da boca pra fora, mas da boca pra dentro. Precisamos internalizar toda a ética com a manutenção do estado democrático de direito e os valores da sociedade democrática", alertou.

Segundo Adonias, esse momento representa o início de uma jornada em um mar nem sempre calmo na vida do profissional do Direito. "Vocês agora se aproximam da OAB e começam a navegar. Vocês já tiveram a coragem de se projetar e juntaram forças para poder começar a navegar. Sejam bem vindos ao nosso barco que a viagem é longa".

Siga sua vocação
Representando o Conselho Federal, Fabrício de Castro pediu aos recém-chegados na Ordem que busquem sempre seguir suas suas vocações. "Imaginar que uma pessoa vai trabalhar 30, 40, 50 anos naquilo que não gosta é o caminho da infelicidade e não há dinheiro no mundo que pague a sua infelicidade", garantiu.

Ainda de acordo com Fabrício de Castro, essa vocação será determinante para a dedicação desses profissionais. "Se vocês seguirem seus sonhos e trabalharem todos os dias com sangue no olho, insistindo, acreditando, se trabalharem com ética e estiverem preparados eu não tenho dúvida que terão sucesso na área que escolherem", afirmou.  

Juventude
Hermes Hilarião, presidente do CCJA, explicou aos presentes que o Conselho desempenha o papel de representar as políticas institucionais que visam beneficiar e valorizar a jovem advocacia. De acordo com Hilarião, a chegada de Luiz Viana à presidência da Ordem foi fundamental para o crescimento da participação dos jovens nos trabalhos da OAB-BA.

"A partir da gestão do presidente Luiz Viana, tivemos a oportunidade de participar diretamente e ativamente das questões da Ordem. Ele abriu a OAB Jovem transformando uma comissão em um Conselho Consultivo e hoje qualquer advogado e advogada jovem tem a oportunidade de participar", informou.

O presidente do CCJA relatou a participação do Conselho na luta pelo piso salarial do advogado e convidou todos os colegas a levantarem esta importante bandeira para a valorização profissional dos operadores do Direito. "Fizemos audiências públicas em toda Bahia, debatemos amplamente o tema em uma sessão histórica do Conselho Pleno e aprovamos o piso. Estamos agora cobrando do governador que envie o Projeto de Lei à Assembléia Legislativa", afirmou.

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados