Notícias

Empoderamento feminino é tema de destaque em evento da OAB-BA

Como parte das ações desenvolvidas pela OAB da Bahia para celebrar o Ano da Mulher Advogada, foi realizado, na última terça-feira (16/08), o “Seminário da Mulher”. Promovido pela seccional, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA) e da sua Comissão Especial da Mulher Advogada, o evento aconteceu na sede da ESA, na Rua do Carro, ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e contou com painéis sobre os principais assuntos ligados à profissão e ao dia a dia da mulher advogada.

Representando a diretoria da OAB-BA, a vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, falou sobre a importância da união no empoderamento feminino. “Precisamos desenvolver entre nós, mulheres, relações de parceria, não de competitividade, para conseguirmos ocupar os espaços que almejamos. Até porque é inaceitável que, hoje, representemos 52% dos eleitores e só ocupemos 10% das cadeiras no Congresso. Somos 50% dos advogados e nunca tivemos presidente mulher na seccional. Então, no Ano da Mulher Advogada, meu conselho é único: vamos nos unir”, conclamou.

A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Andrea Marques, destacou a importância do evento na discussão de tabus ligados à atuação feminina na advocacia. “Esse debate busca fazer com que as mulheres tenham mais autoestima, sintam-se empoderadas para administrar seu próprio negócio e continuem com sua carreira, apesar da maternidade, do casamento e de todos os obstáculos que encontramos no caminho por conta de uma profissão que ainda é extremamente machista”, destacou.

O evento seguiu com a realização de palestras durante toda a manhã. Entre os temas, foram discutidos “A Mulher como Protagonista da Advocacia na Bahia - Aspectos Históricos e Institucionais", por Andrea Marques; "Empoderamento das Advogadas Negras no Exercício de uma Advocacia Cidadã”, pela representante da Comissão da Promoção da Igualdade da OAB-BA e mestre em Políticas Sociais e Cidadania, Germana Pinheiro; e "Assédio Moral na Advocacia: Advogadas e Estagiárias no Centro da Discussão", pela conselheira e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA, Cínzia Barreto.

Também foram realizados os painéis "A Advogada, a Maternidade e o Profissionalismo Igualitário - Equidade para a Igualdade", pela advogada em Direito Médico, mestre e doutoranda em Bioética, Camila Vasconcelos; e "Mulher Advogada: Sucesso e Transformação na sua Carreira Profissional", pela representante da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA, master coach de carreira, vocacional e life coach, Priscila Pereira.

“Discutir assuntos pertinentes para a advocacia e na ótica de gênero, com debate sobre os principais problemas que as mulheres enfrentam na profissão, é sempre muito importante para a classe. Essas são questões fundamentais para nós e que estão diretamente ligadas à nossa busca pelos espaços de poder”, pontuou Cínzia.

Com opinião semelhante, a diretora-geral da ESA-BA, Cyntia Possídio, também destacou a importância do evento no debate sobre assuntos ligados ao empoderamento feminino e falou sobre a importância de engajamento à causa. “Devemos não só nos unir às mulheres, mas à nossa causa, pelo simples fato de que podemos fazer diferente, unir o discurso à prática e materializar todas as conquistas com a qual sempre sonhamos”, finalizou.

Além das palestrantes, participou do seminário a presidente da Comissão da Saúde da OAB-BA, Itana Viana.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA).