Entrega de carteiras da OAB-BA tem discursos voltados à ética

Com discursos sobre a importância da moral no atual cenário político do país, a OAB da Bahia entregou carteira a 50 advogados em solenidade realizada na última quarta-feira (26/04), no auditório da entidade. A solenidade foi conduzida pela vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas, e contou com as presenças da tesoureira da seccional, Daniela Borges, do secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, do conselheiro Adilson Affonso e dos advogados André Mendonça, Isaías Andrade, Joeline Araújo, da OAB Jovem, e André Elbachá, vice-presidente da Comissão de Seleção da Ordem.

Abrindo a cerimônia, Ana Patrícia destacou a integridade da OAB no atual cenário político do país. “Num momento em que todas as instituições estão se corrompendo, a OAB se manteve firme. Não temos, na história da Ordem, o registro de casos de imoralidade e corrupção. Ela tem se mantido como porta-voz de todos os anseios da sociedade, defendendo os direitos humanos, das mulheres, nos negros, dos indígenas, dos idosos, de todas as minorias e, naturalmente, a defesa dos advogados”, disse.

Também com discurso voltado à moral, a oradora da cerimônia, Daniela Borges, afirmou que “a ética é um limite à própria coragem e que os fins não justificam os meios”. “Ao exercer a profissão, é muito importante que a exerçamos com ética e compromisso com valores. Na atual crise em que vivemos, é muito importante que nós, enquanto sociedade, sejamos capazes de construir valores que não transgridamos ao longo da nossa vida”, destacou.

A solenidade contou, ainda, com o discurso de Luiz Coutinho, que, em nome da CAAB, apresentou a nova Campanha de Valorização da Mulher Advogada, lançada pela entidade na semana passada. “Essa é uma campanha que respeita e enxerga a mulher como protagonista do sistema judicial. A mulher não pode ser taxada por um rosto bonito ou por nada que a diminua enquanto profissional. E é por isso que a Caixa entra de cabeça nessa campanha, que tem o apoio da OAB, com a perspectiva concreta de que devemos lutar pela valorização da mulher”, disse.

Além dos discursos, a solenidade contou com a execução do hino nacional e a tradicional leitura de compromisso dos advogados.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)