Entregas de carteira têm discursos voltados à ética e valorização da advocacia

Em três cerimônias realizadas nesta segunda-feira (18), a OAB-BA entregou carteira a 142 novos advogados e advogadas. As solenidades aconteceram no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade, e contaram com as presenças do presidente, Luiz Viana Queiroz, do conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira, da tesoureira, Daniela Borges, do presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião, da vice-presidente da OAB Jovem, Sarah Galvão, dos conselheiros seccionais Adilson Affonso de Castro e Tamiride Monteiro e do presidente do Clube dos Advogados, Fernando Santos.

Com discurso voltado à importância da ética, Luiz Viana inspirou-se no filósofo Immanuel Kant para desejar felicidade aos novos colegas. “Para a OAB, mais do que terem direito à felicidade, como disse Kant, é preciso que sejam dignos dela. E, para alcançar isso, não é fácil. Vocês precisam ser técnicos e éticos, estudar todos os dias e, sobretudo, ganhar dinheiro licitamente num país que perdeu noção do que é lícito”, disse.

Fabrício Castro destacou que a valorização dos advogados e advogadas passa diretamente pelo fortalecimento da OAB. "Não existe advocacia forte sem OAB forte. Estamos passando por uma transformação visível na nossa seccional no que diz respeito à participação dos jovens, das mulheres e do advogado do interior", disse.

O conselheiro federal reforçou ainda o posicionamento da OAB-BA no combate à violação das prerrogativas e enfrentamento à crise do Judiciário baiano. "Somos contrários ao aumento do vagas para desembargadores antes que a situação do 1º grau seja normalizada e vocês estão convocados a defender a advocacia e a OAB", afirmou.

O membro da OAB Jovem Leonardo Vieira destacou a alegria de participar das cerimônias e de poder aproximar a Ordem dos jovens advogados e advogadas. "Hoje, é um dia de felicidade, pois me relembrou o momento em que recebi a minha carteira, há exatamente um ano. Por isso, estou muito orgulhoso de estar aqui, hoje, passando uma palavra de receptividade aos jovens colegas, no intuito de aproximá-los da OAB e mostrá-los que, juntos, somos fortes e que podemos ter sucesso com trabalho árduo e sério, lutando a cada dia", ressaltou.

Gestão democrática

O presidente da Jovem Advocacia, Hermes Hilarião, lembrou que num passado não tão distante o cenário na OAB-BA era outro. "Para quem está chegando agora, pode parecer normal ver a OAB com jovens advogados, negros, mulheres, mas tudo isso só foi possível porque temos um democrata a frente da gestão que vem liderando esse processo de transformação".

A tesoureira Daniela Borges ressaltou a importância de cada advogado e advogada carregar para onde for as bandeiras que a OAB defende. "Vocês agora fazem parte dessa entidade com 86 anos de história de luta por uma Justiça mais efetiva, pelo fortalecimento da democracia e garantia dos direitos fundamentais. Essa história vem sendo construída por advogados e advogadas que acreditam na entidade", frisou.

Para Fernando Santos, os mais novos colegas de profissão têm a possibilidade de diariamente serem cativados pela escolha de avocar para si a causa dos outros. "Com a experiência, vem a certeza de que em cada processo teremos um pouco mais de Justiça, dignidade e equidade para cada pessoa que tem seus direitos violados".