A OAB
Notícias
Serviços
Publicações
Advogado
Estudante
Sociedades
TRANSPARÊNCIA
CONTATO
Publicada em 11/04/2019

Entrevista da semana: Thaís Bandeira

Seccional

Confira a entrevista com a diretora da ESA, Thaís Bandeira, a terceira da série "Entrevista da Semana"

A Bahia hoje conta com mais de 60 mil advogados inscritos. Isso, consequentemente, aumenta a concorrência na profissão. Nesse cenário, qual a importância do advogado estar sempre buscando novos conhecimentos?

Thaís Bandeira - O direito é uma matéria dinâmica, com mudanças constantes. Todos os profissionais da área precisam estar em constante aperfeiçoamento. Neste ponto, a Escola Superior da Advocacia (ESA) tem desenvolvido um trabalho de trazer sempre temas relevantes e inovadores aos advogados e advogadas.

Quais são hoje as principais dificuldades encontradas pelos profissionais que estão ingressando no mercado e como a ESA tem trabalhado para minimizar esses problemas?

Thaís Bandeira - As pessoas saem da graduação acumulando muito conhecimento teórico. Porém, advogar só se aprende advogando. O papel da Escola neste cenário é trazer cursos de ordem prática, com uma linguagem voltada à prática da advocacia. Nossos conteúdos não se resumem a repetição de teorias. Os professores e professoras da ESA passam conhecimento prático das suas vivências do dia a dia. A jovem advocacia, sobretudo, encontra na Escola formatos de cursos que ensinam ética, formação de sociedade de advogados, empreendedorismo na profissão, dentre outros temas que não são comuns nas faculdades.

Nos últimos anos, percebemos um grande crescimento no número de cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), que tem chegado a diversas cidades do estado. A que se deve essa expansão?

Thaís Bandeira - Um dos pilares da nossa gestão tem sido a interiorização da Escola. Os problemas encontrados pelos colegas do interior são diferentes daqueles que temos na capital. Desta forma, era preciso voltar os olhos a essas demandas específicas, formatando cursos destinados a cada região. Essa capilaridade tem sido uma marca registrada.

Os cursos on-line são outro grande avanço da gestão. Como essa plataforma tem sido útil para disseminar o conhecimento e quais os projetos da ESA para aprimorá-la?

Thaís Bandeira - Os cursos on-line permitem um acesso com baixo custo para os advogados e advogadas, sem as despesas referente aos deslocamentos, podendo os colegas assistirem as aulas no horário de sua conveniência. O objetivo mais uma vez é levar o conhecimento ao maior número de profissionais. Nesta gestão que se inicia, pretendemos dar um grande salto tecnológico na escola: estamos preparando muitas horas de aulas gravadas e algumas transmissões ao vivo para engrandecer ainda mais o número de colegas alcançados.

A ESA está oferecendo uma pós-graduação nas áreas de Direito Civil, Penal, Previdenciário e Público. O que a classe pode esperar desse curso e como ele irá funcionar?

Thaís Bandeira - Em relação à pós-graduação, a Escola fechou uma parceria com a instituição de ensino superior ATAME, oferecendo uma pós-graduação de excelente qualidade, com um valor muito mais acessível para os colegas advogados e advogadas. Serão 18 meses de encontros quinzenais com professores bem selecionados e de excelente currículo, muitos deles com projeção nacional. O interessante deste projeto é que a pós-graduação irá alcançar os advogados e advogadas do interior, pois já estamos fechando os lançamentos de cursos com os presidentes das subseções

Confira também
Entrevista da Semana: Fabrício Castro
Entrevista da semana: Adriano Batista

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados