Publicada em 29/10/2018

ESA promove curso de prática em Juizados Especiais

Seccional

Entre os dias 25 e 26 de outubro, a Escola Superior da Advocacia (ESA) Orlando Gomes da OAB-BA realizou o curso Prática Especial em Juizados Especiais. As aulas foram ministradas por especialistas no assunto que abordaram os pontos Juizado Federal, Juizado Cível e Defesa do Consumidor, Juizado de Fazenda Pública, Juizado Criminal e Sustentação Oral.

Membro da Comissão de Juizados, o advogado Rod Maicson explicou que a finalidade do curso foi apresentar aos colegas soluções para os principais problemas encontrados no dia a dia dos Juizados Especiais. "Não temos a pretensão de esgotar toda a matéria. Trouxemos alguns aspectos importantes para poder atuar nos Juizados Especiais. Esse nosso bate papo tem a intenção de trazer aquelas coisas que acontecem na prática", disse.

De acordo com Vanessa Lopes, presidente da Comissão de Juizados, o bom desenvolvimento dos advogados e advogadas nos Juizados Especiais está diretamente relacionado ao preparo desses profissionais. "Na audiência de instrução, por exemplo, é muito importante que vocês estejam extremamente preparados", afirmou.

O membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas Yves de Vasconcelos falou da importância da advocacia se posicionar em relação à cobrança dos honorários pera evitar que a profissão seja desvalorizada. "Quando a gente começa na advocacia e vamos cobrar os honorários dos clientes, parece que estamos usurpando eles. Isso gera constrangimento e, muitas vezes, cobramos menos do que devíamos. Por isso, não há necessidade alguma de ficarmos constrangidos, afinal de contas, somos profissionais prestando um serviço", alertou.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados