Notícias

“Essa Comenda pertence a cada advogado e advogada desse nosso imenso estado”, diz Luiz Viana em entrega da Medalha 2 de Julho

A emoção marcou a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria do Legislativo baiano, ao presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, na manhã desta quinta-feira (23/08), na sede da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB. Com o auditório lotado de amigos, familiares e colegas de trabalho, Viana recebeu a medalha das mãos da esposa Elsa Mattos e da mãe Lia Viana Queiroz. Dedicada a cidadãos baianos que prestam serviços relevantes ao estado, a honraria foi proposta pelo deputado Hildécio Meireles.

“Receber, hoje, neste 23 de agosto de 2018, na Casa do Povo da Bahia, 195 anos depois, a Comenda do 2 de julho, é motivo de honra e de muita alegria para mim e para minha família. Agradeço a homenagem à Assembleia Legislativa e, em especial, ao grande deputado baiano Hildécio Meireles, esse líder do baixo sul do nosso estado, que tão bem sintetiza as qualidades da boa política”, disse Viana.

Nascido no Rio de Janeiro, mas “baiano de coração”, em suas próprias palavras, Viana descreveu a Bahia como um “lugar na alma do Brasil”. “Aqui, nada do que foi será superado, se não for fruto da contradição de sua história e de suas histórias. Um lugar onde fomos, somos e seremos marcados sempre, entre outras coisas, pela história de nossa independência e pela força simbólica da glória do 2 de julho”, disse.

Em parte do discurso dedicada à advocacia, Viana dedicou a medalha a todos os colegas que militam na profissão. “Essa não é apenas minha, essa é uma Comenda que pertence a cada advogado, a cada advogada desse nosso imenso estado”, disse  “Homens e mulheres como eu, que vivem do suor do seu trabalho honesto, no exercício cotidiano, com a barriga no balcão, da sublime arte de avocar a si a defesa dos direitos de quem precisa de justiça”, completou.

Autor da proposta, o deputado Hildécio Meireles falou sobre a satisfação de ter sugerido a homenagem, aprovada por unanimidade pela Assembleia. “Fico muito satisfeito por conceder essa honraria ao presidente Luiz Viana, um dos advogados mais importantes da Bahia na área eleitoral. Nosso homenageado, sem sombra de dúvidas, é muito merecedor desta honraria", disse.

Homenagens

Na plateia, amigos, colegas e familiares compartilharam a emoção da entrega da medalha. A mãe Lia Viana não escondeu o orgulho. “É muita emoção. Estou muito orgulhosa e alegre. É a constatação de que realmente deu certo o que me propus a fazer. Luiz é um homem de muita simplicidade, humildade e com uma capacidade única de fazer amigos, sempre com um jeito muito doce, desde criança”, disse.

A esposa Elsa Mattos disse que a “homenagem foi muito merecida”. “É uma história de trabalho pela Bahia. Ele se dedicou e se dedica não somente à OAB, mas a outras diversas instituições. Luiz, realmente, é uma pessoa muito ligada à Bahia e à história da Bahia. Então é uma homenagem à vida dele. Não apenas pela posição que ele ocupa hoje, mas o que tem feito nos últimos 30 anos, praticamente o mesmo tempo que estamos juntos”, pontuou.

O conselheiro federal Fabrício de Castro afirmou que “falar de Luiz Viana é fácil e difícil ao mesmo tempo”. “Fácil, porque tenho a dimensão exata do homem público que ele é, do republicano que ele é e da capacidade que ele tem. E difícil, porque, por mais que a gente fale, a gente não consegue dizer tudo que ele representa”, disse.

O professor Thomas Bacellar disse que “a Comenda se destina ao homem certo, porque a razão de instituir distinções como esta é para homenagear homens da estirpe dele”. “E, pelo modo como ele vem exercendo a presidência e tem exercido a advocacia, a homenagem se estende a todos os profissionais da advocacia da Bahia”, completou.

O secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, destacou a carreira do presidente junto à classe. “Luiz Viana recebeu essa homenagem pela sua luta pela advocacia, pela sua luta pela defesa dos advogados e advogadas, pelo enfrentamento da crise do judiciário. Por todos esses motivos é que a Assembleia resolveu homenagear nosso presidente”, ressaltou. O secretário-geral adjunto, Pedro Nizan, disse que a "Comenda é uma homenagem à advocacia como um todo, estando no peito de cada advogado e advogada da Bahia como um reconhecimento da importância da calsse e da consciência coletiva da sociedade".

A conselheira federal Ilana Campos afirmou que a medalha representa uma grande honra para a advocacia da Bahia. “Luiz Viana personificou o ideal da gestão de Ordem e eu tenho uma honra muito grande de ter trabalhado com ele nos últimos cinco anos. Esta medalha é um reconhecimento ao trabalho que ele vem desenvolvendo pela advocacia da Bahia”, disse.

O desembargador do TJBA Roberto Frank elogiou a iniciativa do deputado em homenagear o presidente. “Além de ser um ilustre jurista, um grande advogado e procurador do Estado, Luiz Viana tem exercido um papel fundamental à frente da seccional baiana da Ordem, de forma que essa honraria não atinge só a pessoa do ilustre jurista, mas abraça a todos os advogados da Bahia”, concluiu.

Participaram da mesa alta da cerimônia a procuradora-geral adjunta da Bahia, Luciane Croda; desembargador do TJBA Roberto Frank; desembargador do TRT5 Alcino Felizola; procurador de Justiça Geder Rocha Gomes; conselheiro do CNJ André Godinho; conselheiro federal Fabrício de Castro; conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, Inaldo Araújo; representante da Academia de Letras Jurídicas da Bahia Fernando Santana; presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas, Jorge Lima; presidente da OAB de Valença, Marcelo Albuquerque; deputado Sargento Isidório; e Thomas Bacellar.

Também estiveram presentes o secretário adjunto da OAB-BA, Pedro Nizan; o presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da seccional, Marcos Melo; os conselheiros Adilson Affonso, Oscar Mendonça, Cyntia Possidio e Cinzia Barreto; o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião; advogada Andrea Marques; representante da Comissão de Relações Institucionais da OAB-BA. Esmeralda Oliveira; o representante da CAAB Maurício Leahy; o representante do Tribunal de Contas Antonio Honorato; coordenador da Faculdade de Direito da UFBA, Bertino de Carvalho; e o representante do Fecomércio Rômulo Machado.

Luiz Viana

Nascido em 23 de janeiro de 1962, Luiz Viana Queiroz é filho de Lia Viana de Queiroz e Alberto Pinheiro de Queiroz, casado com a psicóloga e professora da UFBA Elsa Mattos e pai de Beatriz e Guilherme. É neto do ex-governador Luís Viana Filho, que entrou para a política em 1934 como deputado federal.

Em seu segundo mandato como presidente da Ordem na Bahia, Viana foi conselheiro federal da OAB por cinco anos. Ele é procurador do Estado da Bahia, advoga na iniciativa privada e faz parte do quadro de professores da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em Direito Público, especialista em Direito Eleitoral e Didática e Metodologia do Ensino Superior. Ele ainda é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e vice presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD). Veja o discurso na íntegra: Senhor Presidente
Senhor Deputado Hildecio Meireles
Senhoras e Senhores,

A Bahia é um lugar na alma do Brasil. Aqui, nada do que foi será superado, se não for fruto da contradição de sua história e de suas histórias. Um lugar onde fomos, somos e seremos marcados sempre, entre outras, pela história de nossa independência e pela força simbólica da glória do 2 de julho, quando nos fizemos mais brasileiros do que nunca contra nossos colonizadores que se tornaram nossos melhores amigos. Receber, hoje, neste 23 de agosto de 2018, na Casa do Povo da Bahia, 195 anos depois, a Comenda do 2 de julho, é motivo de honra e de muita alegria para mim e para minha família. Agradeço a homenagem à Assembléia Legislativa e em especial ao grande deputado baiano Hildécio Meireles, esse líder do baixo sul do nosso Estado, que tão bem sintetiza as qualidades da boa política, em uma época em que muitos já se esqueceram o que são, a quem servem e para quê seguir adiante como nossos representantes. Obrigado, Deputado Hildécio Meireles por essa homenagem e por tão bem representar os baianos. Talvez Deputado, talvez essa imensa honraria só caiba no peito deste simples advogado que o acaso e a suprema bondade da advocacia baiana fez presidente fugaz da OAB da Bahia, talvez caiba porque nesse peito trago a cor e o cheiro de minha terra, a memória de sangue de meus mortos e a certeza de luta de meus vivos. A cor e o cheiro de minha gente, - dessa gente simples, Deputado, que é o que a Bahia tem de melhor e mais rico. Basta ir almoçar no Porto do Moreira, como fiz ontem, e perambular pelas cercanias da rua e do largo 2 de julho. Ou mesmo nas circunvizinhanças da sede da OAB na Piedade. Quem não gosta da cor e do cheiro do povo baiano não gosta da Bahia! Eu não apenas gosto deles. Trago-os no peito. Sou um baiano nascido no Rio. Carrego no peito também, num lugar muito especial do meu coração, a memória dos que já partiram e me esperam do outro lado do rio. Semana passada foi o Professor Edson Odweir, ontem foi o professor Edvaldo Boaventura, , importantes figuras do mundo jurídico e da minha vida, minhas sinceras homenagem aos dois. Foram para a eternidade encontrar-se consigo mesmos. Espero que dêem ao barqueiro uma palavrinha favorável a minha travessia quando chegar o meu dia. Se não tanto pelos meus muitos e variados defeitos, pelo menos pela qualidade de,  ao longo da vida, não ter eu perdido a chance de oferecer minha gratidão a todos que de alguma forma me suportam e me ajudam a suportar a mim mesmo. Gratidão aos colegas de escritório, especialmente Maurício Campos, meu sócio, e Fabio Pereira, sem os quais seria impossível advogar. Gratidão aos colegas da Procuradoria Geral do Estado, especialmente da Procuradoria Administrativa e do Núcleo de Patrimônio e Meio Ambiente. Gratidão a Thomas Bacellar que me trouxe para a OAB! Gratidão a Fabrício Castro em nome de todos que me mantêm na OAB! Agradeço a vocês todos, dos mais próximos aos mais distantes. Hoje, aqui na Mesa estão Lia, Elsa e Julieta, em nome delas agradeço a todos que estão na plateia e aos que não puderam vir, inclusive Beatriz e Guilherme, meus filhos. No peito trago também a certeza de luta de meus vivos. Sem luta a vida não faria sentido. Nesses dias circulou nas redes uma frase atribuída a personagens de Ernest Hemingway:
– Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
– E isso importa?
– Mais do que a própria guerra. Com quem estamos nas trincheiras importa mais que a própria guerra! Com quem caminhamos importa mais que o próprio destino! Esta bela comenda 2 de julho, Deputado Hildecio Meireles, talvez caiba no meu peito porque pertence a todos que estão comigo, lado a lado, nas trincheiras e nos caminhos da vida, enfrentando os problemas de frente e avançando sempre! Essa não é apenas minha, essa é uma Comenda que pertence a cada advogado, a cada advogada desse nosso imenso estado, de todas as classes, de todas as cores, de todos os credos, de todos os gêneros, de todas as idades, de todas as riquezas, sobretudo as do espírito, de todos os direitos, de todos os nomes: de todos os luízes e luízas, de todas as luzes! Homens e mulheres como eu, que vivem do suor do seu trabalho honesto, no exercício cotidiano, com a barriga no balcão, da sublime arte de avocar a si a defesa dos direitos de quem precisa de justiça. E em nossa Bahia, Deputado, - Oh quão dessemelhante -, tantos e tão quantos precisam de justiça. E nós que vivemos da justiça, na justiça e pela justiça, talvez possamos - como pleito de agradecimento, oferecer ao mais alto dos cultos cívicos de nossa terra e nossa gente,- talvez possamos, hoje, oferecer em libação, nosso compromisso de continuar a fazer da nossa existência uma luta permanente em busca da construção de dias melhores para todos, mas, muito particularmente, para o exercício da advocacia na Bahia, enfrentando, onde quer que estejamos, em qualquer das tribunas que possamos subir e falar, nos quatros cantos dessa nossa Terra da Bahia, enfrentando a crise do judiciário e a violação de nossas prerrogativas. Com firmeza e lealdade. Sem mimimi ou babaovismo, mas também sem fake news. Advogar na Bahia exige coragem. São muitas as dificuldades a exigir de todos nós, inclusive da contribuição de todos os Poderes do Estado. Deixo aqui meu pedido, Deputado, para que as lideranças do governo e da oposição junto ao Governador do Estado possam acolher a proposição de anteprojeto da OAB para fixação de um piso salarial para o advogado empregado na Bahia. Vamos seguir em frente. Vamos avançar sempre! Sob a inspiração de nossos heróis do passado e de nossos heróis do presente, construir um futuro melhor na luta e no trabalho! Vivas ao 2 de julho! Vivas à advocacia! Vivas à Bahia!  Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)