"Estamos no caminho certo", diz Luiz Viana sobre encontro da Jovem Advocacia

A valorização dos profissionais em início de carreira e a troca de conhecimentos foram os legados do I Encontro da Jovem Advocacia do Vale do São Francisco, realizado na cidade de Juazeiro entre os dias 9 e 10 de novembro. O evento foi uma iniciativa do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA e debateu, dentre outros temas, os desafios dos advogados em início de carreira, empreendedorismo jurídico e oportunidades em tempos de crise. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, enalteceu os momentos vividos ao longo daqueles dois dias no norte do estado. "Foi muito importante a presença maciça dos colegas advogados, além da troca de aprendizado e experiências. Saio daqui muito satisfeito e muito feliz. Foi um grande evento e nós precisamos repetir", afirmou. Ainda de acordo com o presidente, ações como esta fortalecem a classe e, sobretudo, a luta em defesa das prerrogativas. "A OAB-BA pode contribuir com a defesa das prerrogativas fazendo eventos como este, ministrando cursos para que os colegas possam conversar mais e trocar experiências. Nós estamos no caminho certo". As palavras de Viana foram confirmadas pelo presidente da subseção de Juazeiro, Aderbal Viana, ao elogiar a programação do encontro. "Foram debatidos temas de grande relevância e pertinência para quem está entrando na advocacia, então o jovem advogado se sentiu muito valorizado e ganhou muito com esse evento. o CCJA está de parabéns".
O conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira afirmou que foi “uma grande oportunidade que a jovem advocacia do Vale do São Francisco teve para debater temas caros à classe”. “Essa foi só uma semente. Espero que as subseções de Juazeiro e Petrolina, que são as grandes forças do Vale do São Francisco fiquem irmanadas e promovam, juntas, uma grande luta em defesa do fortalecimento da classe”, complementou.
Sonho realizado
Para o presidente do CCJA, Hermes Hilarião, o encontro representou mais um passo rumo à valorização do jovem advogado. "Saímos daqui felizes porque conseguimos realizar mais um sonho no processo de valorização da jovem advocacia e esperançosos de que eventos desta natureza possam significar uma mudança da realidade da advocacia baiana", disse.
Hilarião reforça o coro de que novos encontros sejam realizados pela Bahia. "Espero que até o final da gestão possamos repetir eventos desta natureza em outras regiões, para que possamos percorrer a Bahia levando a mensagem da OAB e sejamos sempre respeitados pelo Poder Judiciário, pelas autoridades e que nosso trabalho reflita em resultados positivos para todos".
A diretora tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, complementa dizendo que a realização de conferências deste porte refletem o objetivo da atual gestão da Ordem de levar a OAB para todos os advogados. "Chegar ao interior é uma das grandes marcas do presidente Luiz Viana. É essa capilarização da OAB que faz com que a OAB-BA seja realmente a OAB da Bahia, porque antes ela era a OAB de Salvador. Esse evento é uma demonstração de que estamos em todos os lugares", afirmou.
Preparado pra mudança
De acordo com o procurador da Fazenda Nacional Tobias de Melo Carvalho, um dos palestrantes do evento, encontros como o realizado em Juazeiro ajudam o jovem advogado a se manter atualizado para enfrentar as constantes mudanças da profissão.
"O mercado muda constantemente e há uma necessidade do profissional se adaptar. Para isso, é necessário estar se qualificando o tempo todo", ressaltou. Para Tobias de Melo, isso possibilita a troca de experiências e ajuda a formar uma cultura de crescimento profissional. "É fundamental para o advogado, sobretudo quando temos um mercado extremamente instável e desafiador".
Luiz Coutinho, presidente da CAAB, e que também participou do evento, destacou que os jovens advogados não podem perder de vista que o bom exercício profissional está atrelado ao respeito aos limites éticos da profissão. "O caminho para se ter sucesso na advocacia está pautado na ética e na técnica. Sempre com persistência, competência e muito trabalho para poder seguir advogando".  Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)