"Estamos prontas para debater e protagonizar todas as demandas que inquietam a sociedade", afirma Ana Patrícia

O encerramento da II Conferência Estadual da Mulher Advogada da OAB-BA foi marcado por momentos de grandes emoções. O evento que lançou o manifesto da campanha Nós Queremos Mais, que pede paridade de gênero nos quadros da Ordem, teve na sua conclusão o discurso repleto de significado da vice-presidente seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, que deu voz a todas as advogadas. "Ainda não vencemos a batalha contra a discriminação de gênero e raça no exercício da advocacia. Mas as mulheres advogadas estão prontas para debater e protagonizar todas as discussões e demandas que inquietam a sociedade", afirmou Ana Patrícia. Segundo a vice-presidente, essa conferência é a afirmação sobre as conquistas alcançadas pelas advogadas, que percorreram mais de oito décadas para que em 2015 fosse então realizada a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, um momento histórico para toda a classe. "Hoje estamos celebrando essa exitosa II Conferência, de muitas que ainda precisarão vir até que finalmente alcancemos a verdadeira equidade no exercício do Direito e na ocupação política dos espaços". A tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, outro nome de grande importância para a advocacia baiana e na organização da conferência, frisou a importância de valorizar todas as mulheres que estão no sistema OAB. "É importante darmos visibilidade para que a gente saiba que é possível, que temos muitas mulheres fazendo um excelente trabalho". De acordo com o presidente Luiz Viana, o sucesso da II Conferência da Mulher Advogada juntamente com o I Encontro de Dirigentes e Colaboradores, demonstram a força e unidade dos advogados e das advogadas baianos, sobretudo do interior do estado. "Os presidentes da subseções trouxeram suas comitivas para cá, superaram enormes dificuldades no momento em que o Brasil estava um caos. Apesar de tudo, estivemos aqui mesmo contra a vontade daqueles que não queriam". Foi lida ainda a carta da conferência, que dentre os fichamentos defende a participação das mulheres na política, o apoio ao grupo Nós Queremos Mais, a equidade de gênero e o incentivo a ações que visem eliminar o preconceito, bem como o fortalecer o Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. Compuseram a mesa alta do evento o presidente Luiz Viana Queiroz, a vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão, a tesoureira Daniela Borges, o secretário-geral Carlos Medauar, o secretário-geral adjunto Pedro Nizan, os conselheiros federais Ilana Campos, Fabrício Castro e Fernando Santana, a presidente da Comissão da Mulher Advogada Andréa Marques, o presidente da CAAB Luiz Coutinho, a diretora da ESA Thaís Bandeira, a presidente da OAB de Jacobina Marilda Sampaio, o presidente do CCJA Hermes Hilarião e o conselheiro seccional Gustavo Amorim.  Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)