Publicada em 11/10/2018

Evento em Lauro de Freitas debate caminhos para a Jovem Advocacia

Seccional

A subseção de Lauro de Freitas em parceria com o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) realizaram no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, o workshop Jovem Advocacia em Foco. O evento reuniu diversos especialistas do campo jurídico que debateram temas de grande interesse para a advocacia, como prerrogativas, mercado de trabalho, cobrança de honorários e atuação do advogado e da advogada na sociedade.

O professor Iran Furtado alertou os jovens colegas em relação aos cuidados que os advogados e advogadas devem ter ao redigirem seus contratos e apresentarem aos clientes. Segundo ele, é essencial que esteja tudo muito claro para evitar problemas éticos. "Eu fico satisfeito em poder falar de boa fé entre advogados e para advogados porque a sociedade espera de nós que a nossa palavra se cumpra", frisou.

De acordo com a advogada Sabrina Dourado, é fundamental também que os profissionais do Direito estabeleçam bons relacionamentos interpessoais com seus clientes. "Ao finalizar, um contrato, por exemplo, o advogado deve agradecer ao cliente e mostrar que está às ordens. Outra coisa importante é encaminhar relatórios mensais, ainda que o processo não tenha tido andamento, isso porque o silêncio pode gerar uma série de lacunas que são difíceis de serem reparadas", recomendou.

O diretor de relacionamento com o interior do CCJA, René Viana, que apresentou a palestra Oportunidades e Áreas para a Jovem Advocacia, destacou como uma mecânica de trabalho mais artesanal nos escritórios pode ser decisiva para se diferenciar no mercado.

Segundo ele, é importante que os advogados e advogadas tratem cada trabalho com sendo únicos e trabalhem sobre suas especificidades. "Quando falamos desse segmento de escritório, nos referimos ao trabalho desenvolvido com atenção, zelo e cuidado", disse.

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, ressaltou que a valorização da advocacia deve ser proporcional a importância que a profissão assume, sobretudo no atual momento do país. "É o momento de nós compreendermos nossa atuação na sociedade e, sobretudo, de dizermos não ao ódio", afirmou.

De acordo com a presidente da subseção, Soraya Teles, o workshop foi de extrema valia. "Nós ficamos extremamente satisfeitos com os temas debatidos e esperamos realizar cada vez mais eventos que possam reunir a classe e apoiar todo jovem advogado e jovem advogada que vem adentrando na nossa profissão", disse.

Segundo o presidente da OAB Jovem de Lauro de Freitas, eventos como esse são de extrema importância para o crescimento da Jovem Advocacia. "É muito importante esses workshops para que nós jovens advogados e advogadas possamos ampliar nossos horizontes, absorver conhecimento e experiência com advogados mais experientes e assim nos aprimorarmos na profissão”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Fotos

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados