Publicada em 11/07/2018

Evento na ESA debate Práticas Integrativas na Advocacia

Seccional

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-BA realizou na quinta-feita (10) a palestra Percepções Sistêmicas e Práticas Integrativas na Advocacia. O evento teve como facilitadores o neuropsicólogo Luciano Alves e a advogada Karla Menezes.

De acordo com Karla Menezes, o tema abordado engloba o conjunto de Direito Sistêmico e Constelações aplicadas ao Judiciário e Advocacia. O assunto tem sido debatido na ESA e visa permitir aos advogados e advogadas utilizarem ferramentas conciliadoras na resolução de conflitos.

"Com essa ferramenta, o operador do Direito pode melhor compreender o que é o conflito, quais são as suas raízes, o que enseja o conflito e o que é possível de ser resolvido através das metodologias não tradicionais", explicou.

Segundo o neuropsicólogo Luciano Alves, desde cedo os advogados e advogadas aprendem a litigar e com as práticas integrativas eles descobrem como resolver conflitos de modo consensual. "Nós abordamos essa temática trazendo técnicas que auxiliam os profissionais a se posicionarem em uma ação sem a necessidade de litigar", disse.

Luciano Alves frisou ainda que essa metodologia possibilita que o conflito se resolva de modo mais rápido, uma vez que pelo consenso dificilmente as partes voltam a procurar a Justiça para aquela causa.

"A emoção gerada numa decisão judicial, muitas vezes, faz com que a parte que não se sentiu contemplada volte a acionar a Justiça. Com essa nova abordagem, aumentam as possibilidades de não haver reações dentro do campo judicial", concluiu. 

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados