Publicada em 01/01/2019

Fabrício Castro e nova Diretoria da OAB-BA são empossados

Seccional

A solenidade aconteceu no auditório da Seccional, nesta terça-feira (1º)

Liderada pelo presidente Fabrício Castro, a nova Diretoria da OAB-BA tomou posse nesta terça-feira (1º), em cerimônia realizada no auditório da Seccional. O grupo que ficará à frente da instituição pelos próximos três anos é formado por Ana Patrícia Dantas Leão na vice-presidência, Marilda Sampaio no cargo de secretária-geral, Maurício Leahy no posto de secretário-geral adjunto, além do tesoureiro Hermes Hilarião e do novo presidente Fabrício Castro. Tomou posse também Luiz Coutinho, para o seu segundo mandato na CAAB, e nova Diretoria da Caixa de Assistência. A posse do novo Conselho Seccional acontecerá no dia 07 de fevereiro.

Em seu discurso, Fabrício Castro ressaltou que a participação na política institucional tem transformado a sua vida. "Prestar o serviço voluntário que prestamos à OAB-BA deu um sentido diferente à minha vida. É algo bastante especial poder participar das lutas que contribuem para melhorar o dia a dia dos nossos colegas e da sociedade. Isso faz de mim uma pessoa melhor".

Fabrício fez questão de frisar que a gestão vai seguir pela trilha aberta ao longo dos últimos anos e concentrar os esforços na valorização da advocacia. "Nos próximos três anos a OAB-BA terá uma atenção especial com a classe, buscando de todas as formas contribuir para resolver a crise de eficiência do Judiciário e permitir que a nossa profissão seja exercida com mais dignidade, melhor remuneração e menos violações de prerrogativas", afirmou.

Ele destacou também que a união daqueles que compõem o sistema OAB será fundamental para a valorização da advocacia baiana. "A responsabilidade de ser presidente da OAB-BA será melhor enfrentada com a participação ativa da Diretoria, do Conselho Seccional, dos conselheiros federais, da CAAB, da ESA, dos presidentes de subseções, membros de comissões e todos aqueles que colaboram com a OAB".

Parafraseando o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, Fabrício convocou os colegas a se unirem para debater ideias, dar as mãos e construir gradativamente uma advocacia mais forte. "Serei honesto sempre com vocês sobre os desafios que encaramos, vou ouvir vocês, especialmente quando discordarmos e, acima de tudo, irei pedir para se juntarem ao trabalho de transformar a advocacia da única forma que pode ser feita: bloco por bloco, tijolo por tijolo, mão calejada por mão calejada".

Gratidão
O ex-presidente seccional e atual conselheiro federal, Luiz Viana Queiroz, fez questão de agradecer a todos aqueles que estiveram ao seu lado nos últimos seis anos enfrentando as lutas em favor da advocacia. "Gratidão é a palavra que eu quero dizer nesse momento que estou deixando a presidência da OAB-BA. Vejo a nova Diretoria chegando com um grande desafio, pois nos últimos anos fizemos grandes enfrentamentos e é preciso avançar para colocar a advocacia baiana num patamar cada vez mais alto", disse.

Na solenidade foi inaugurada a foto de Luiz Viana na galeria de ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia e, como forma de homenageá-lo, os colegas de gestão o presentearam com um retrato pintado por um artista da região de Vitória da Conquista.

Prestação de contas
Iniciando o seu segundo mandato na presidência da CAAB, Luiz Coutinho agradeceu todo o apoio que tem recebido da Diretoria e demais elos que compõem a OAB e fez uma rápida prestação de contas do trabalho desenvolvido pela Caixa de Assistência no último triênio. 

"Depois desses três anos, fico muito feliz em ver os avanços da Caixa. Fizemos muito, a começar pelas obras físicas, como a reforma do Centro Odontológico, do Spa, do CCJM e do Meu Escritório. Além disso, nós mudamos a cultura de gestão da Caixa de Assistência. Quando nós assumimos tinha 117 funcionários, hoje temos 67 com um grau de eficiência muito maior", disse.

Luiz Coutinho lembrou ainda que a frota de vans que circula na cidade de Salvador foi inteiramente renovada e que o serviço, ao longo dos últimos três anos, realizou mais de 200 mil viagens. "Fizemos muito graças à nossa união e participação de todos. Eu confio muito na liderança, experiência e juventude de Fabrício para seguirmos avançando", concluiu. 

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados