Notícias

[Fabrício Castro fala sobre desafios da carreira para estudantes da UCSal]

Fabrício Castro fala sobre desafios da carreira para estudantes da UCSal

Aula magna foi realizada na manhã desta quarta (21) e lotou auditório da universidade em Pituaçu.

Os alunos e alunas da Universidade Católica do Salvador (UCSal) prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (21), uma aula magna ministrada pelo presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro. Com o tema "Como enfrentar e vencer os desafios no início da carreira", a palestra lotou o auditório da universidade, em Pituaçu, e contou com a presença de diretores e conselheiros das entidades.

Em nome dos alunos, o coordenador do curso de Direito da UCSal, Deivid Lorenzo, agradeceu a presença do presidente da OAB-BA e destacou a importância da aula no atual contexto brasileiro. "Em tempos insólitos, no qual a ideia do incerto é associada ao pânico, o tema em questão parece bastante pertinente", disse.

O pró-reitor de graduação da universidade, Evandro Luís Amaral, destacou a importância da união das entidades na defesa da democracia. "Em momentos de crise, onde as instituições democráticas sofrem ataques diários, é dever nosso lutar pela República, pelo Direito e pela dignidade da pessoa humana", ressaltou.

O reitor da UCSal, padre Maurício da Silva, destacou que não há sociedade moderna evoluída sem o papel da advocacia. "Não existirá sociedade democrática sem o figura do advogado. Por isso aproveitem a aula de hoje para interferir na vida de vocês, sobretudo no aperfeiçoamento das leis", explicou.

Desfeita a mesa de abertura, Fabrício Castro iniciou a aula com um incentivo aos novos advogados e advogadas. "Mesmo diante dos problemas atuais relativos à intolerância, crise do Judiciário e desemprego, é possível, sim, enfrentar e vencer as dificuldades", pontuou.

Para superar as adversidades, o presidente da OAB-BA destacou como premissas básicas a ética e o trabalho. "Não existe planejamento profissional sem ética, assim como não existe sucesso sem trabalho duro, sem sangue no olho", disse.

A sustentabilidade financeira também foi destacada por Fabrício como premissa essencial à carreira jurídica. "É muito normal que, assim que saia da faculdade, o profissional dê uma aliviada, até no pagamento da mensalidade. Mas ele não vai adiante, se não tiver organização e controle financeiro rigoroso, separando o que é pessoal do que o que é do escritório", ressaltou.

O presidente da OAB-BA também falou sobre a importância da imagem para o desenvolvimento da carreira profissional. "O advogado vive de como o enxergam. Por isso é natural que, respeitando os limites do Código de Ética, ele trabalhe sua imagem e invista na sua apresentação, sobretudo, nas redes sociais", disse.

Participaram da aula os professores Vander Costa Júnior, Germana de Almeida e Fernanda Ravazzano, presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB-BA; e os professores e conselheiros seccionais Rafael Barretto e Joana Rego.

Tags: