Notícias

'História e historiografia da escravidão no Brasil', por João José Reis

Data: 30/11/2015
Horário: 14h
Local: Sede da OAB da Bahia, na Rua Portão da Piedade.
Entrada franca. Evento é promovido pela Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB-BA

A OAB da Bahia, por intermédio de sua Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, promove na próxima segunda-feira (30/11) a conferência intitulada "História e historiografia da escravidão no Brasil", com o historiador, professor universitário e escritor João José Reis, referência no estudo da história e da escravidão no século XIX. O evento acontece na sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade, às 14h, com entrada franca.

Inspirado na Comissão Nacional da Verdade, que investigou o período da ditadura no Brasil, a Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil tem como principais objetivos resgatar a história da população negra no País, para que se tenha ainda mais instrumentos que fundamentem a implementação de políticas públicas voltadas para os afrodescendentes.

O conferencista convidado, professor João José Reis, é historiador, graduado pela Universidade Católica do Salvador, mestre e doutor em História pela University of Minnesota, e atualmente é professor titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Reis é escritor premiado, autor de diversos artigos e livros sobre a escravidão e o pós-abolição. Dentre sua vasta bibliografia destacam-se duas obras: "Rebelião Escrava no Brasil - A história do levante dos Malês em 1835", fruto de sua tese de doutoramento e o mais recente "Escravidão e Suas Sombras" onde o professor é organizador e autor de um dos nove capítulos.

"Quem não puder comparecer ao evento poderá acompanhar ao vivo pelo site ou pela página da OAB da Bahia no Facebook", garante o presidente da comissão, Leonardo Queiroz.