Integrantes de 13 comissões tomam posse na OAB-BA

Em um auditório lotado, integrantes de 13 comissões da OAB-BA tomaram posse nesta terça-feira (4). A cerimônia contou com as presenças do presidente seccional, Fabrício Castro, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do diretor da CAAB René Viana, do coordenador das Comissões, Adriano Batista, do subcoordenador das Comissões, Victor Gurgel, da procuradora-geral de prerrogativas, Mariana Oliveira, e da presidente da Comissão de Apoio aos Professores, Joana Rodrigues.

De acordo com Fabrício Castro, é preciso incentivar a participação de todos os advogados e advogadas nos trabalhos da OAB. "Não podemos negar a participação de quem quer prestar serviço voluntário à classe. Muitos de vocês que estão aqui hoje chegaram sem conhecer ninguém, apenas se colocaram à disposição para servir. É isso que dá força a essa instituição tão importante", disse.

Ainda segundo o presidente, as comissões são de fato o coração e a alma da OAB porque elas concentram as grandes discussões da Ordem. "Vocês contam conosco para fazer esse trabalho que dá vida à Ordem dos Advogados do Brasil", frisou.

Representando os colegas empossados, o presidente da Comissão de Arbitragem, Gabriel Seijo, destacou que as comissões fazem com que a OAB penetre nas mais diversas camadas da sociedade, possa enfrentar seus problemas e cumprir a missão institucional da Ordem.

"É uma satisfação enorme fazer parte de uma gestão democrática que tem projetado a instituição como um dos baluartes da sociedade civil, num momento em que cada vez mais é importante que tenhamos vigilância para a preservação das liberdades individuais e a promoção da igualdade e da justiça em toda a sociedade", disse.

Para o coordenador das comissões, Adriano Batista, é importante que todos aqueles que compõem o sistema OAB conheçam o funcionamento da Ordem. "Precisamos saber como funciona a Tesouraria da OAB, a Diretoria, porque a partir do momento em que você disser que faz parte da OAB, vão te perguntar uma série de coisas e é importante saber encaminhar os colegas aos setores corretos", alertou.

Ele disse ainda que as comissões fazem parte da estrutura da OAB com um papel de destaque, uma vez que são auxiliares da Presidência e da Diretoria. "Os membros das comissões devem fidelidade ao Estatuto da Advocacia, aos presidentes dos seus grupos de trabalho e à Diretoria da Ordem", concluiu.

Os presidente das comissões empossadas nesta terça-feira são: Lara Soares, presidente da Comissão de Direito de Família; Rosane Fagundes, presidente da Comissão de Mediação e Conciliação; Gabriel Seijo, presidente da Comissão de Arbitragem; Adriano Fonseca, presidente da Comissão de Compliance; Dervana Coimbra, presidente da Comissão de Direitos Coletivos e Difusos; Cínzia Carvalho, presidente da Comissão de Educação Jurídica; Thiago Borges, presidente da Comissão de Direito Internacional; Karla Menezes, presidente da Comissão de Direito Sistêmico; Marilena Galvão, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Animais; Mário Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Érica Meneses, presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde; Isabela Bandeira, presidente da Comissão de Seleção. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)