Notícias

Jovem Advocacia dá boas-vindas a advogados e advogadas recém-ingressos na OAB-BA

A nova geração de advogados e advogadas da Bahia fortaleceu a certeza de que a OAB-BA está ao lado da categoria na defesa do bom exercício profissional. Nesta quarta-feira (4), no auditório da Ordem, foi realizado o workshop Programa Boas-vindas aos jovens advogados, promovido pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, em parceria com as comissões de Sociedades de Advogados, Informática Jurídica, Prerrogativas e Juizados da OAB-BA. O evento contou com as presenças do presidente da OAB Jovem Hermes Hilarião, da membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA Adriana Oliveira, da vice-presidente da OAB Jovem Sara Barros, do diretor-tesoureiro da CAAB Maurício Leahy, do presidente da Comissão das Sociedades de Advogados Humberto Valverde, do membro da Comissão de Informática Jurídica Adriano Dórea, do conselheiro da OAB Jovem João Ferreira, do vice-presidente da Comissão de Juizados Rodrigo Gomes, advogada e conciliadora Luciana Santiago, além de diversos jovens advogados e advogadas que ocuparam o auditório e trocaram experiências com os colegas com mais tempo de estrada.  Hermes Hilarião ressaltou o crescimento da participação dos jovens advogados na OAB-BA. "Hoje temos um Conselho composto por aproximadamente 80 advogados e advogadas de todo o estado. Faço questão de dizer que nos últimos anos tivemos um avanço porque participei do processo de transformação e possibilidade de participação da jovem advocacia dentro da OAB-BA. Antes da gestão do presidente Luiz viana, tinhamos uma comissão do advogado em início de carreira com apenas 11 membros, todos homens brancos e nenhuma mulher", afirmou. O presidente do Conselho reforçou o pedido para que mais jovens advogados e advogadas abracem a causa. "Eu quero convidar vocês para participarem desse processo de transformação e valorização da jovem advocacia. Hoje temos um conselho consultivo aberto no sentido de que todo e qualquer jovem advogado e advogada pode participar, basta apenas comparecer a três sessões seguidas ou cinco alternadas que será nomeado", esclareceu. A próxima sessão da Jovem Advocacia acontecerá no dia 10 de outubro, às 18h30, na ESA. No dia 9, às 9h, no juizado do Imbuí, será realizado um ato em protesto aos baixos pagamentos das ações indenizatórias por danos morais. Serão distribuídos ainda exemplares do Código de Defesa do Consumidor aos juízes.
Classe mais unida
Adriana Oliveira lembrou que momentos como o programa de Boas-Vindas são fundamentais para o crescimento profissional do Jovem Advogado, mas sobretudo para fortalecer a classe. "A OAB é a nossa casa e quando a gente se familiariza com o lugar, a gente fica mais a vontade. Esse evento de boas-vindas nos permite dar o primeiro passo para entrar realmente nessa estrutura", disse
Ela ressaltou ainda que os jovens advogados estão mais propensos a terem suas prerrogativas violadas e isso só será evitado com conhecimento dos direitos e união entre os profissionais. "Quando a gente é um jovem advogado, as pessoas acreditam que estamos desmunidos do conhecimento e a gente não pode ir para a guerra sem munição", afirmou As armas necessárias para esse enfrentamento, segundo Adriana, começam pelo conhecimento pleno do Estatuto da Advocacia, sobretudo os artigos 6º e 7º. Além disso, ela fez questão de pontuar o trabalho do Plantão de Prerrogativas da OAB-BA, que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 71 3321-9034 e pelo email [email protected]. De segunda a sexta das 17h às 8h, sábados, domingos e feriados, o Plantão de Prerrogativas atende, apenas casos urgentes, pelo telefone 71 99902-1852. Chamadas não identificadas não são atendidas. 
Sociedades organizadas
O fortalecimento da classe passa ainda pela criação de sociedades de advogados mais sólidas. O tema foi apresentado pelo presidente da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-BA Humberto Valverde, que relembrou que no seu tempo de universitário, há cerca de duas décadas, as instituições de ensino não tinham tanta preocupação em preparar os alunos nesse sentido. "Eu não tive nenhuma aula, matéria ou explicação de como constituir uma sociedade, de como começar a empreender", pontuou.
Valverde mostrou que ao longo dos anos as sociedades de advogados foram ficando cada mais mais complexas. Logo, os advogados também precisam estar mais bem preparados para empreederem seus negócios. "Antigamente, as pessoas abriam uma salinha com uma mesa, uma máquina de escrever e tinham um escritório. Hoje em dia, devido a maior necessidade de se organizar muitas pessoas não têm noção de como fazer isso", disse. No site da OAB-BA, no link Sociedades, é possível encontrar um tutorial de que fazer para constituir uma sociedade de advogados.
Nesse sentido, o membro da Comissão Especial de Informática da OAB-BA Adriano Dórea, trouxe a necessidade dos advogados estarem em dia com os conhecimentos digitais para poderem exercer plenamente a profissão. "Costumo brincar que o advogado tem que ser analista de TI. É por isso que estamos lutando para minimizar esses impactos tecnológicos e promover a inclusão digital entre os advogados", disse. Reduzir impactos também tem sido a árdua missão Comissão de Juizados. No encontro, o vice-presidente Rodrigo Gomes ratificou que os juizados especiais são a principal porta de entrada profissional dos jovens advogados e que esse é mais um motivo para que a luta por melhores condições de trabalho seja sempre presente. "A gente vem buscando melhorias, mas para que elas de fato aconteçam é necessário que vocês jovens advogados se manifestem", afirmou. 
OAB solidária
Os jovens advogados foram apresentados ainda ao belo trabalho desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), órgão da OAB-BA, sem fins lucrativos, que objetiva aperfeiçoar serviços, benefícios e ações assistenciais para os advogados, estagiários e seus dependentes legais.
O diretor-tesoureiro do órgão, Maurício Leahy, destacou que não poupa esforços para mostrar a importância da categoria estar por dentro das ações desenvolvidas pela CAAB. "Um compromisso que firmei foi que para todo e qualquer evento que eu fosse chamado e eu tivesse a oportunidade de falar sobre a Caixa de Assistência eu iria com maior prazer", disse. Segundo ele, a jovem advocacia está bastante interessada em conhecer melhor a Caixa de Assistência, o que tem sido bastante proveitoso. "Os jovens advogados têm me demandado sempre, graças a Deus, porque é uma oportunidade ímpar que a gente tem de tentar não ensinar, mas abrir portas para outros colegas que por ventura nunca utilizaram nossos serviços ou que não conhecem a nossa atividade". Dentre os serviços oferecidos pela CAAB estão tratamentos odontológicos, spa urbano, translado para alguns dos principais endereços do exercício profissional da cidade, o projeto Pedal Legal, além do cartão de vantagens que já conta com 1300 parceiros, entre escolas, restaurantes, dentre outros. No site da CAAB é possível conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo órgão.   
Um lugar pra confiar
A conselheira consultiva da OAB Jovem Safira Parente, que há pouco mais de dois meses pegou sua carteira da Ordem dos Advogados dos Brasil, foi um dos presentes no encontro. Participativa nos debates, a jovem advogada contou que cada encontro na Casa a torna uma profissional mais confiante para encarar o mercado de trabalho.
Safira, que advoga sobretudo na esfera trabalhista, disse que a desvalorização do profissional, sobretudo do advogado em início de carreira, pode desencantar muita gente. No entanto, a vivência na OAB-BA a tem mostrado que a advocacia preserva algo maior, que está além das especificações técnicas, e que isso a motiva a seguir em frente. "Estar em contato com jovens advogados que passam pelas mesmas situações que eu, poder compartilhar essas dificuldades e pensar juntos em soluções é muito animador. Além disso, aqui a gente encontra profissionais mais experientes que estão realmente dispostos a nos ajudar sem fazer qualquer tipo de julgamento", descreveu Safira. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)