Jovem Advocacia do Vale do São Francisco se reúne em evento histórico

Em dia histórico, jovens advogados e advogadas de Juazeiro e Petrolina lotaram o auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus de Juazeiro, na tarde desta quinta-feira (09/11), para assistir à abertura do I Encontro da Jovem Advocacia do Vale do São Francisco.

Com a presença do presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, ao lado do presidente da subseção de Juazeiro, Aderbal Viana, o evento marcou o início das atividades do encontro, que acontece até esta sexta (10/11), com cursos e painéis sobre os principais temas da advocacia na atualidade.

“Sem dúvida nenhuma, este foi um dia histórico e bastante produtivo, que contou com a discussão de temas muito importantes para a jovem advocacia. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Foi um evento marcante e tenho certeza que todos nós aprendemos muito”, destacou Luiz Viana.

Com discurso emocionado, Aderbal Viana parabenizou a jovem advocacia do Vale do São Francisco e destacou a importância da sua valorização. “Há de se fortalecer os nossos jovens advogados, para que a sociedade colha os frutos do seu reconhecimento e dedicação”, disse.

Ainda sobre o evento, o conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira afirmou que foi “uma grande oportunidade que a jovem advocacia do Vale do São Francisco teve para debater temas caros à classe”. “Essa foi só uma semente. Espero que as subseções de Juazeiro e Petrolina, que são as grandes forças do Vale do São Francisco, a partir de hoje, fiquem irmanadas e promovam, juntas, uma grande luta em defesa do fortalecimento da classe”, complementou.

Desafios da advocacia

Reunindo juristas, conselheiros, advogados e jovens advogados do interior e da capital, a abertura foi marcada pela aula magna do palestrante Geovane Moraes e pelos painéis “Desafios da jovem advocacia no início de carreira”, “Empreendedorismo jurídico” e “Tributação de Escritórios de advocacia”.

“Batemos um papo sobre diversos assuntos importantes, como os desafios do direito penal nos tempos de hoje, mostrando à jovem advocacia o que existe de mais relevante na área, com destaque para importância da classe nesse nosso novo momento”, explicou Geovane Moraes.

A diversidade de temas também foi ressaltada pelo presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião, que destacou, também, a importância da união da jovem advocacia em prol da sua valorização e defesa de suas prerrogativas.

O encontro segue nesta sexta (10) com a discussão de temas, como “Advocacia de correspondência e aviltamento de honorários”; “Ética profissional e publicidade” e “Novas tecnologias e os desafios da advocacia”. Diferentes vertentes do direito também serão tratadas nos cursos Direito Trabalhista, Penal, Cível e Previdenciária.

Participaram da abertura a presidente da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), Thaís Bandeira; os conselheiros seccionais Tamiride Monteiro e Marcos Santana; o presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia de Petrolina, Diego Patrick; e o coordenador do curso de direito da UNEB de Juazeiro, Fábio Gabriel.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)