Jovem advocacia se reúne em sessão do CCJA

Foi realizada, na tarde da última quinta-feira (28), a II Sessão Ordinária do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados (CCJA) da OAB-BA. O evento aconteceu no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade, e debateu temas como a realização de cursos pela ESA/BA, aviltamento de honorários e cobrança de consulta, ausência de juízes nos Juizados Especiais e defesa das prerrogativas do advogado criminalista para o pleno exercício das suas funções.
“Foi uma sessão muito produtiva, onde tivemos a oportunidade de, novamente, discutir com a jovem advocacia questões que nos tocam diretamente e refletem na nossa carreira, como é a questão dos honorários e da cobrança de consulta. Saio daqui, portanto, muito satisfeito e confiante de que estamos no caminho certo, em busca da valorização da classe”, destacou o presidente do CCJA, Hermes Hilarião Neto.
Como parte de um projeto em busca da aproximação de alunos de Direito com a OAB-BA, a professora da Universidade Católica do Salvador (UCSal) Tatiana Larissa e alunos da instituição participaram da sessão.
Segundo Tatiana, o contato com a seccional foi importante para mostrar, um pouco mais de perto, aos estudantes a prática da profissão. “Por meio dessa aproximação, eles tiveram a possibilidade de desmistificar o papel do advogado e perceber a relevância de sua atuação, que vai além de acompanhar uma causa e envolve questões sociais, eventos científicos e discussões mais acadêmicas”, destacou.
Com opinião semelhante, o aluno Tairone Araújo disse que a visita foi produtiva e importante para a carreira. “Muitos não têm essa oportunidade. E eu preciso dessa experiência para poder advogar futuramente”, afirmou.
“A proposta da nossa vinda foi muito interessante, porque seremos jovens advogados e estamos nos empenhando, agora, para exercermos a profissão no futuro. Então é interessante a gente conhecer as propostas de um conselho jovem, que nos representará. Este conselho é a gente daqui a alguns anos”, concluiu a estudante Ana Cláudia Magalhães.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)